Atenção e prevenção a nossa saúde!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Oi docinhos, tudo bem?

A  intensão das nossas postagens não é dar noticias ruins, nem assustá-los, e sim trazer conhecimento, informações corretas sobre vários assuntos relacionados a saúde! Atenção e prevenção são fundamentais!

E fiquei bem preocupada com uns artigos que eu li recentemente, sobre o perigo daquelas fritadeiras sem óleo, que estão na moda, e que estão encantando os consumidores “saudáveis”.

Você já ouviu falar em ACRILAMIDA?

E em REAÇÃO DE MAILLARD?

Então, vamos aprender…

Acrilamida é uma substancia química muito utilizada, é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. Calma, depois da filtragem o nível de acrilamida é insignificante (cerca de 0,5µg/L). É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e em construções, nas fundações de represas e túneis, e é liberada na fumaça de cigarro. Não é produzida pelo nosso organismo, mas pode ser produzida em alguns alimentos preparados em altas temperaturas.

Reação de Maillard é uma reação química entre um aminoácido/proteína e um carboidrato reduzido (tipo amido), obtendo-se produtos que dão sabor, odor e cor aos alimentos. Esta reação ocorre quando o alimento é exposto a alta temperatura, produz as melanoidinas, que dão a cor e o aspecto característicos dos alimentos fritos, cozidos ou assados. Acredita-se que a reação de Maillard é um fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce das nossas células.

Pois bem, o que a Nutri Docinha quer dizer com tudo isso?

Eu quero dizer que a reação de Maillard acontece quando o alimento é exposto a alta temperatura, e que a acrilamida é produzida nos alimentos expostos a altas temperaturas.

E qual o problema?

A acrilamida é conhecida por causar envelhecimento celular, infertilidade e está relacionada ao surgimento de câncer em animais. Aparentemente, os níveis de acrilamida aumentam em proporção à duração do aquecimento. Quanto mais exposição, maior o risco de desenvolver problema. Não há estudos evidenciando câncer em humanos, apenas em animais, por enquanto. Mas sabe-se que um carcinógeno (substância que causa câncer) para animais é potencialmente carcinogênico para humanos. Os mais altos níveis foram encontrados em alimentos ricos em amido. Mas ainda não foi dosado o quanto de acrilamida é permitido para que não se tenha um risco elevado de câncer.

E voltando ao assunto da fritadeira sem óleo… Ela não utiliza óleo (não frita, aparentemente é saudável), mas expõe o alimento a temperaturas muito elevadas (mais de 120ºC), o que faz o alimento ficar crocante, douradinho e gostoso. E tem muita gente achando que porque não utiliza óleo é saudável e pode usar todos os dias.

Cuidado!!!

Dicas:

  • Não exagere em nada! O exagero é o que prejudica nossa saúde e atrasa nossa vida, certo?!
  •  As batatas quando armazenadas abaixo de 10ºC produzem mais acrilamida quando forem fritas, ou expostas ao calor. Logo, para reduzir a formação de acrilamida é conveniente armazenar as batatas em temperaturas acima de 10ºC (fora da geladeira).
  • Os alimentos industrializados são comumente expostos a temperaturas elevadas, por isso a recomendação dos nutricionistas é sempre optar pelo natural, e quanto mais alimentos crus na dieta, melhor.

Imagem

 

Então é isso, espero que tenham gostado da leitura! Deixem seus comentários, participem!!!

Bjos doces da Nutri Docinha!!!

 

FONTE: www.nutrimariafernanda.com

 

1 comentário


  1. Fernanda, muito obrigada pela sua preciosa informacao. Prometo que vou observar muito bem todas as coisas com relacao a comida e ao modo de cozinhar, daqui para frente. E, que o bondoso Pai continue abencoando sua vida para que vc continue nos trazendo mais informacoes de saude. Um abracinho, Sonia Soares

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.