Conheça uma nova aliada: Batata Yacon!!!

A batata Yacon é um tubérculo, originária dos Andes, tem uma consistência macia e crocante, além de um gosto adocicado, parecido com uma fruta bastante conhecida e querida por grande parte da população (pêra), e sua aparência lembra a da batata doce.

Diferente de outros tubérculos, ela tem poucas calorias e tem Índice Glicêmico baixo, apresenta baixas quantidades de proteína e lipídeo, mas é rica em potássio. Tem inulina na composição, o que favorece o equilíbrio glicêmico, e garante tantas outras qualidades.

A batata yacon apresenta fibras alimentares solúveis e prebióticos, ou seja, é um alimento de baixa digestibilidade e assim sendo estimula o crescimento e atividade das bactérias intestinais (benéficas para nossa saúde).

Suas propriedades benéficas são inúmeras, dentre elas: diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, prevenção e tratamento de diarréia, aumento do bolo fecal no intestino delgado e equilibrio do pH intestinal, favorecendo a absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras, e previne também a hipertensão arterial.

Estudos têm demonstrado que após o consumo diário dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacon é composta principalmente por inulina (ja citada anteriormente). Esta substância realmente diminui os níveis glicêmicos em diabéticos e pre-diabéticos. Tanto a batata quanto as folhas têm efeito hipoglicemiante, por serem ricas em fibras, e pelo mesmo motivo, aumenta a saciedade (auxiliando na perda de peso), e equilibra os níveis de colesterol.

No entanto o consumo da folha deve ser evitado, pois estudos científicos dizem que estas contem substancias toxicas, e a quantidade adequada a ser consumida ainda não foi definida. Então, melhor consumirmos a batata mesmo, certo?

Esta batata deve ser consumida crua, como fruta. Mas pode ser feito suco, acrescentada em gelatinas, chá, e até mesmo preparações salgadas como na maionese, junto com outros legumes, acrescentada no arroz, bolinhos de carne, etc.

 A quantidade vai depender do tamanho e espessura da batata, mas em geral, 2 fatias medias por dia, são suficientes. Aconselha-se não consumir mais de meia unidade, pois pode abaixar muito a glicemia (causando hipoglicemia em portadores de diabetes).

 

Segue abaixo uma receitinha deliciosa, escolhida com muito carinho! Eu adoro!

Experimentem e me digam o que acharam, ok?!

Suco com Yacon

yacon_suco

 Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de melão
  • 1 batata yacon
  • 2 colheres (sopa) de hortelã picada
  • 1 xícara (chá) de água de coco

Modo de preparo: Higienize a batata yacon, o melão e as folhas de hortelã. Corte em pequenos pedaços, e bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar. Sirva gelado!

Bjo doce da nutri!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.