Dicas para curtir o carnaval sem stress

Carnaval é sinônimo de festa, alegria, folia, diversão. Saiba como passar dias agradáveis, sem nenhum stress ou preocupação, com as dicas que selecionamos para você:

Antes de viajar, procure fazer uma lista de tudo o que vai precisar e que é indispensável para o seu cuidado pessoal, como por exemplo:

– Glicosímetro e tiras para testes de glicemia;

– Lancetador e lancetas;

– Medicamentos de uso oral- não esqueça de identificar os diferentes tipos de medicamentos que esteja tomando continuamente, seja para tratar o diabetes, a hipertensão, o hipotireoidismo, o colesterol etc, assim como anticoncepcionais (no caso das mulheres);

– Insulinas – devem estar devidamente acondicionadas em um estojo térmico ou isopor para conservá-las melhor durante a viagem. Nunca colocar gelo seco, pois há risco de congelar a insulina, perdendo consequentemente o seu efeito;

– Seringas ou caneta de aplicação de insulina e agulhas;

– Glicose instantânea para hipoglicemia- tubos com pastilhas ou sachets com glicose líquida instantânea, ou ainda balas que dissolvam rapidamente na boca, que servirão para tratar qualquer episódio de hipoglicemia;

– Caso a glicemia esteja maior ou igual a 250 mg/dl, não faça atividade física neste dia e aumente a ingestão de água e líquidos que não aumentem a glicemia; se fizer uso de insulina, aplique as de ação ultra-rápida ou rápida (regular) conforme o esquema de controle  prescrito pelo seu médico;

– Carteirinha de Identificação do Diabético – evite sair sem uma identificação de que é portador de diabetes e quem deve ser contatado, caso seja necessário;

– Procure seguir corretamente os horários das refeições se alimentando a cada 3 horas; isto evitará possíveis hipoglicemias, principalmente se você estiver participando da folia, ou então, se estiver participando de atividades recreativas e desportivas;

– Leve sempre consigo garrafas de água mineral e alimentos de fácil digestão, como frutas, sanduíches naturais feitos em casa (de preferência sem maionese), barrinhas de cereal, ou então biscoitos diet, caso pretenda fazer viagens longas;

– Utilize roupas leves e evite permanecer no sol após as 10 horas;

– Nunca esqueça de usar protetor solar, e lembre-se de reaplicá-lo cada vez que entrar na água do mar ou da piscina;

– Procure sempre usar sapatos confortáveis, de preferência tênis, que não estejam apertados, a fim de se evitar bolhas e calos, principalmente se você for participar da folia de carnaval. Saltos altos, calçados do tipo “anabela”, plataformas, chinelos e sandálias rasteiras não devem ser usados, pois podem machucar os pés, causando problemas mais sérios, principalmente se a glicemia não estiver bem controlada.

– Beba bastante água para evitar a desidratação!

– Evite ao máximo consumir bebidas alcoólicas, pois elas podem causar crises de hipoglicemia.

Dica Importante: Lembre-se de que neste feriadão também é preciso aproveitar para relaxar!

Cortar grama, levar o cachorro para passear, andar na praia de bicicleta ou fazer uma corrida, fazer caminhadas ecológicas, nadar, jogar vôlei, tênis, frescobol ou futebol com os amigos fará muito bem para a sua saúde física e mental!

Caso ainda não seja adepto de nenhum esporte ou atividade física, pode ser um bom momento para começar a se mexer!

Prefira praticar atividades físicas no início da manhã e no final da tarde, pois estes são os horários mais indicados neste calor.

Não esqueça também de descansar, quem sabe numa rede, embaixo de uma grande sombra e beber bastante água fresca!! Atividades culturais, como ir ao cinema ou ler um livro também são ótimas para relaxar!

 

Fontes:

– Tio Julião (www.tiojuliao.diabetes.org)

– SBD (www.diabetes.org.br)

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