Metformina: Efeitos colaterais estão com os dias contados

A metformina, medicamento muito utilizado por diabéticos tipo 2 no controle da glicemia, apresenta muitas vantagens, como:

– Diminuir a resistência à insulina, desta forma controlando os níveis glicêmicos através da melhora na captação da glicose (aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. A metformina não aumenta a produção de insulina, mas sim otimiza a ação da insulina já produzida);

– Reduzir a liberação da glicose acumulada no fígado para a corrente sanguínea, controlando desta forma os níveis glicêmicos;

– Prevenir doenças cardíacas e vasculares;

– Reduzir os níveis séricos do LDL (colesterol ruim) e de Triglicerídeos, responsáveis por aumentar o risco de derrames e infartos;

– Diminuir os sintomas relacionados ao hiperandrogenismo na Síndrome dos Ovários Policísticos, regularizando, desta forma, o ciclo menstrual;

– Diminuir em até 3 vezes o risco de câncer de ovários, conforme estudos realizados em Rochester, nos EUA;

– Combater a depressão e problemas neurológicos, como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson em pacientes diabéticos, conforme estudo realizado na Universidade de Monash, Austrália.

Apesar de todas essas vantagens apresentadas, muitas pessoas ainda resistem em utilizá-la devido aos seus desagradáveis efeitos colaterais, que comprometem principalmente o sistema digestivo, como:

– Cólicas abdominais;

– Diarréia;

– Náuseas e vômitos;

– Flatulência;

– Agravamento dos sintomas relacionados ao refluxo gastro-esofágico e à gastrite.

Um recente estudo publicado na revista científica americana Nature promete diminuir estes efeitos colaterais, ao se elucidar o correto mecanismo de ação da metformina.

Até recentemente, acreditava-se que a metformina impedia a liberação da glicose pelo fígado através de vias de ativação de uma determinada enzima, chamada de AMPK. Mas, uma pesquisa recente mostrou que a metformina não teve o seu efeito bloqueado ao ser administrada em camundongos que não tinham a tal enzima, comprovando-se que esta hipótese da ativação da AMPK estava errada.

Em um estudo publicado na revista científica Nature, a equipe do Dr. Morris J. Birnbaum propôs uma nova maneira de entender o funcionamento da metformina, envolvendo novas enzimas e proteínas, mostrando que sim, ela age no combate a certas doenças, mas como ela faz isso ainda é um mistério.

O estudo liderado pelo Dr. Birnbaum propõe que o mecanismo de ação da metformina esteja na modulação da enzima Adenilato Ciclase. Isto faz com que sejam abertas novas possibilidades de se desenvolver medicamentos que também modulem esta enzima assim como a metformina, mas que sejam mais específicos em seu mecanismo, impedindo, desta forma, que outros metabólitos indesejados sejam formados, diminuindo assim os indesejáveis efeitos colaterais.

Segundo Birnbaum e sua equipe, este futuro novo medicamento poderá, inclusive, ser utilizado por diabéticos resistentes à metformina, os quais ainda não podem se beneficiar das inúmeras vantagens deste medicamento.

 

Fontes:

– SBD (www.diabetes.org.br)

– MD. Saúde (www.mdsaude.com)

– Diabeticool (www.diabeticool.com)

 

 

98 Comentários


  1. Que isto seja descoberto logo,antes que eu morra pois a tempos espero por este estudo de melhoria da metforminia,que apesar de saber dos beneficios não consigo usar.

    Responder

    1. Oi Eva! Com certeza! É uma pena que a metformina apresente tantos efeitos colaterais, pois os seus benefícios são muitos, e este problema é o que mais impede as pessoas com diabetes de usufruírem deles. Mas, ao que tudo indica, logo logo teremos muitas novidades e inovações! Esperamos que seja muito breve! Um abraço!

      Responder

  2. gostaria de saber se existem outros produtos que substituam a metformina?Obrigada.

    Responder

    1. Oi Eliana! Infelizmente ainda não existem medicamentos que atuem tão bem na diminuição da resistência à insulina. Mas, se o problema for apenas a diminuição da glicemia, existem vários outros medicamentos. Aconselho você a conversar bem com o seu médico, expor a sua dificuldade em tomar a metformina, e ele saberá qual substituição será mais adequada para o seu caso. Um grande abraço!

      Responder

  3. Ola
    Antes de mais nada, parabens por este blog maravilhoso.
    Pergunta : Tomo 2000 mg de metformina por dia, será que chegará um dia que não terei mais para tomar?

    Responder

    1. Oi Izilda! Obrigada pelos parabéns! Com certeza ainda terá disponível, mas pode ser que com o tempo surjam medicamentos da mesma classe que tenham os benefícios da metformina, mas com menos efeitos colaterais! O jeito é esperarmos para ver!! Um grande abraço!

      Responder

  4. boa noite e parabens por estas informações de grande valor peço que continuem sempre assim

    Responder

  5. Gostaria que logo, aparecesse um medicamento que fosse tão eficaz quanto a metiformina, pois, não consigo tomá-lo. Um abraço!

    Responder

  6. faço uso da metformina a muitos anos e apesar das diarreias me dou muito bem com o medicamento e pra não me dar diarreia é só não deixar de jantar mas se melhorar vai ser melhor ainda…

    Responder

    1. Que bom que você se dá bem com ela Zilda! Se Deus quiser eles logo, logo começam a fabricar um medicamento da mesma classe, com a mesma eficácia dela, e sem os efeitos colaterais! Será maravilhoso!!
      Um grande abraço!

      Responder

  7. Bianca,

    Tomo Metformina 1000mg a noite e minha glicemia não abaixa, sempre fica em 120, mas minha médica não muda a medicação. As vezes dá vontade de comer tudo que não posso só pra ver se ela vai aumentar ou fica nos 120.Tomo Glifage 500 XR
    O seu blog é o must.Abraços

    Responder

    1. Oi Rosali! Tudo bem? Que bom que você gostou do blog! Fico muito feliz! Talvez seria interessante você procurar a orientação de um nutricionista para que ele elabore uma dieta bem balanceada para que o seu metabolismo seja mais estimulado, ou então, talvez, um exercício físico, que faz com que essa resistência à insulina que você tem diminua. Um grande abraço!

      Responder

  8. TEnho também problemas com a METFORMINA (uso 850 mg) de uns meses pra cá tem me dado muiiiiiiiita diarréia , não sei mais o que fazer, marquei médico, mas, infelizmente a consulta vai demorar um pouco. optei pra outro medicamento que me faz muito bem, mas, o preço é muiiiiiito alto pra meu bolso… Fiz um teste , usando por um período , deixando a metformina e o resultado foi muito bom. Que medicamento poderia substituí-la ? O que tenho usado é GALVUS MET .
    Obrigada pela atenção

    Responder

    1. Oi Telma! Tudo bem? Então, são poucos os medicamentos que têm a mesma eficácia da metformina, pois ela é indicada principalmente para a diminuição da resistência à insulina. O que pode lhe ajudar bastante enquanto você não consultar o seu médico é uma dieta com baixa quantidade de carboidratos (tipo, no máximo umas 150g por dia, divididas entre as refeições). O restante dos nutrientes (proteínas, fibras, etc) você pode consumir normalmente. E o bom é que ajuda bastante, praticamente sem gasto nenhum! 🙂 Um grande abraço!

      Responder

  9. Adorei conhecer vcs, parabéns pela matéria sobre metformina. Obrigada!

    Responder

  10. Utilizo a Metformina e iniciei com XR 500, ao passar a usar a 850 passei a ter diarreia todos os dias, mudei o fabricante e parou, hoje tomo a de 1000 mg após a refeição e não tenho mais problema, acho que algumas pessoas com estes sintomas poderiam testar outros fabricantes e até desaparecer os sintomas.
    Hoje utilizo o Glifage XR 1000 mg.

    Bianca, parabéns pelo site e as receitas.
    Carlos

    Responder

    1. Então Carlos, a metformina pode mesmo causar desconforto gástrico e diarréias… Cada organismo reage de uma maneira. Eu, por exemplo, tentei tomar o Glifage XR 750mg e também não consegui me adaptar, pois, como tenho refluxo gástrico, acabou aumentando muito a minha acidez estomacal e desencadeou uma gastrite. Aí tentei tomar o Glifage XR de 500mg e deu certo por algum tempo, mas depois novamente comecei a ter problemas gástricos. Então, tive que suspender, e agora estou conseguindo controlar bem a minha glicemia com uma dieta recomendada pela minha nutricionista! Um abraço e muito obrigada pelo comentário! 🙂

      Responder

  11. tomo glifage 500 a uns 2 anos e a diarreia não melhora, quando tenho que sair não tomo o medicamento mais corro o risco da minha glicemia almentar. Porque até hoje não me acostumei com o medicamento?

    Responder

    1. Oi Denise! Tudo bem? Infelizmente a metformina causa este efeito colateral e não tem jeito de amenizar, a não ser tomando o Glifage XR (que é uma metformina com revestimento entérico, que somente é absorvida no intestino delgado), mas para algumas pessoas ainda assim ela causa desconforto intestinal. Sugiro a você que converse com o seu endócrino para que ele troque seu medicamento por outro que não cause este efeito colateral, ou então para que ele lhe indique um nutricionista para que este lhe indique uma dieta personalizada com baixo teor de carboidratos. Um grande abraço!

      Responder

  12. Uia!
    Eu tomo 1000 do glifage xr ha 2 meses
    ainda tenho diarreias!!! espero que passe logo ¬¬
    e com isso eu tenho que tomar imosec pra sair de casa,algumas vezes.. será que isso faz muito mal?
    parabéns pelo artigo 🙂
    boa semana

    Responder

    1. Oi Valéria! Tudo bem? Então, infelizmente os efeitos colaterais da metformina não têm jeito de passar… O que eu lhe aconselho é conversar com o seu médico para ver se não existe a possibilidade de ele lhe receitar um outro medicamento que diminua a sua resistência à insulina, haja visto que você tem desenvolvido esta intolerância, pois a metformina é bastante agressiva ao sistema digestório, e os efeitos se agravam ainda mais no caso de o paciente ter gastrite ou refluxo. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  13. .. Valéria
    Eu estou muito assustada…todos os remédios me dão efeitos colaterais…
    Fico tonta…sem forças…muito desanimada…estou desacreditada…
    Inclusive as taxas praticamente são as mesmas com os remédios…
    Aplicações com insulina, não tem efeitos colaterais se acertar a dose ?
    Sem usar outros remédios…é possível ?
    me responda urgente por email se puder…abraço e muito obrigada…

    Responder

    1. Oi Rosa! Tudo bem? A insulina não tem efeito colateral nenhum! Seria uma ótima opção para você, já que você sente bastante efeitos colaterais com os medicamentos. A única coisa que você terá que fazer quando estiver fazendo tratamento com insulina é monitorar constantemente, para assim evitar as hipoglicemias e fazer as correções quando a glicemia estiver um pouco alterada. Mas, em geral, o tratamento com insulina nos casos em que o controle é difícil é muito mais eficaz do que com os medicamentos. Um grande abraço!

      Responder

  14. Quanto tempo, em média, leva para passar os efeitos secundários? Obrigada.

    Responder

    1. Oi Ines! Tudo bem? Na verdade, se a pessoa que deve fazer uso de metformina apresentar os efeitos colaterais logo na primeira vez em que usar, ela os terá sempre. Geralmente as pessoas que sofrem com problemas de gastrite ou intestino irritável é que acabam sempre apresentando estes desconfortos quando utilizam a metformina, pelo fato de ela ser bastante agressiva para o sistema digestório. Um grande abraço!

      Responder

  15. Pela primeira vez, encontro um site sério e bastante informativo. Eu tomo 3 comprimidos de Metformina de 850 mg por dia (um pela manhã, um no almoço e um no jantar), mas esse medicamento me provoca muita diarreia, o que é bastante desagradável. Saberiam me informar se existe alguma substituto para ele? e mais uma vez parabéns pelo site. abraços

    Responder

    1. Oi Juscelino! Que bom que você gostou do nosso blog! Existem diversos medicamentos para diabetes que são muito bons, mas no que diz respeito à resistência insulínica, a metformina é um dos melhores! Seria interessante que você perguntasse ao seu médico se ele não poderia lhe receitar o Glifage XR (que possui um revestimento que impede que a metformina seja absorvida no estômago, retardando desta forma a sua absorção pelo organismo e diminuindo o desconforto). Espero ter lhe ajudado! Um grande abraço!

      Responder

  16. Parabéns pelo blog.
    Descobri recentemente que sou diabético e a endocrinologista receitou 2 comprimidos de 500 mg (Glifage) após o jantar na primeira semana (ainda estou nela) e após, começar a tomar outros dois após o café da manhã, totalizando 4 comprimidos de 500 mg por dia.
    Gostaria de saber quanto tempo demora para a metformina fazer efeito? Achei que o resultado era imediato. Estou no 6º dia e minha glicose não abaixa de 160.

    Obrigado

    Mauro

    Responder

    1. Oi Mauro! Tudo bem? O efeito de diminuição da resistência à insulina pela metformina pode demorar um pouco, e isto varia de organismo para organismo. Mas, continue tomando e faça um controle anotando os resultados dos seus testes para mostrar ao seu médico, pois assim ele saberá se a dosagem está adequada ou se é necessário fazer ajustes. Um abraço!

      Responder

  17. Nossa… agora estou com medo. Comecei a tomar essa semana… glifage xr 500. Mas ainda não tive nenhum sintoma!! Espero não ter…
    E no meu caso… eu não tenho glicemia alterada… só insulina! alguém tbm é assim?

    Responder

    1. Oi Bárbara! Tudo bem? Realmente, a metformina pode causar efeitos colaterais para algumas pessoas, mas se você já começou a tomar e ainda não sentiu nada, então você provavelmente conseguirá tolerar bem este medicamento! Um grande abraço!

      Responder

  18. Oi, Bianca, parabéns pelas informações e respostas. Estou tomando um comprimido de metformina 30 min após o almoço para regular meu ciclo menstrual, pois havia 1 ano q não menstruava e agora pretendo engravidar. Meu único desconforto e mesmo o refluxo. Após me alimentar noto um peso no estômago. Você mudou sua alimentaçâo? Poderia me passar um pouco da sua experiência.? Obrigada!

    Responder

    1. Oi Francielle! Tudo bem? Eu comecei a fazer uma dieta com a Nutricionista Maria Fernanda Pacheco (minha amiga e parceira aqui do blog), com a finalidade de melhorar o meu controle glicêmico e também diminuir a gordura abdominal, pois a metformina estava me causando muitos efeitos colaterais e eu já não conseguia mais tolerar esses efeitos, pois também tenho refluxo e gastrite. Também comecei a fazer exercícios físicos diariamente, e notei que meu peso já diminuiu bastante, e meu ciclo menstrual já está melhorando, claro, com a ajuda de progesterona e de um indutor de ovulação. Terei que tomar estes medicamentos por mais algum tempo, até o ciclo normalizar (fiquei 8 meses sem menstruar). Preciso ainda perder mais uns 6 kg para poder engravidar sem maiores riscos, pois já fraturei o joelho esquerdo e ele poderá inchar muito se eu estiver acima do peso.
      Quando a minha hemoglobina glicada chegar a 5,5 vou tentar engravidar! Um grande beijo, e fique tranquila que dará tudo certo conosco! 🙂

      Responder

  19. Boa tarde!

    Tomo Glifage de 750mg e tenho que fazer um tratamento a base de iodo (iodoterapia – câncer de tireoide). Quanto tempo devo suspender esse mediamento?

    Responder

  20. Parabens pelo site
    eu tomo galvus met mas tenho tido muita diarreia
    este medicamento tem esta caractetistica?
    ha algum medc alternativo?

    Responder

    1. Olá Demetrio!

      Existem outros medicamentos que ajudam bastante no controle glicêmico. Aconselhamos você a conversar com o seu endócrino expondo os efeitos colaterais que você está desenvolvendo, para que ele possa lhe prescrever um outro medicamento tão eficaz quanto a metformina, mas que não apresente estes efeitos colaterais. Um grande abraço!

      Responder

  21. Ola Bianca….

    Fiquei muito feliz por ter encontrado este espaco pois estou muito aflita para obter algumna orientacao no sentido de diabetes. Moro na Inglaterra e estou muito confusa quanto a tomar a medicacao, pois fiquei ciente da neceiidade ha apenas uma semana atras. O fato eh que eu estava no servico medico por uma razao muito diferente por acaso havia uma balanca na recepcao e me vi tentada a verificar o meu peso, pois estava me achando realmente fora de forma…entao foi quando vi que estava muito acima do meu peso normal. A minha decepcao foi obsrervada pela recepcionista que preocupada com minha reacao, de imediato me ofereceu uma consulta com a nutricionista do local. Aceitei pois queria muikto uma dieta para perder peso, mas quando compareci na consulta ela me disse que ANTES de me dar uma dieta para perda de peso, teria que pedir exame de sangue para saber se eu tinha algum problema. Fiz o teste e ela achou diabetes, colasterol alterado e me disse que “naquele dia” minha pressao estava alta. Apavorei!! Me pediu entao para refazer o exame de teste e assim poder verificar tambem tireiode. Fiz o0 teste cedinho em Jejum e tomei uma quantidade de Lucozeid (energitico tipo Gatorade) e entao duas horas apos repetir nessa segunda vez o exame para comparar o sangue apos a ingestao do energetico (por causa de acucar). A “nutrionista” dias apos confirmou diabete (tipo 2) porem nada falou de tireoide ou colesterol. Pediu-me para comer arroz marron, pao marrom (creio que sao os integrais), porem nao tive muita informacao a respeito e nem sei o nivel do diabete. NAO me deu nenhuma dieta PRIMEIRO. NAO me orientou muitoi quanto ao que comer….mas me prescreveu METFORMIN 500 mg. Achei estranho que na receita (por uma nutrionista?) dizia para tomar 3 vezes ao dia…porem ela mesma me disse para tomar apenas 1 comprimido no cafe da manha (por 2 semanas ) e depois voltar la porque possivelmente ela iria aumentar a dose. Me disse para comer algumas batatas enquanto tomava o remedio (devido a possivel efeito colateral…a tal da diarreia). Fui entao ate a Farmacia do Centro Medico (nao pago a medicacao), e a farmaceutiva me veio com uma folha de papel pedindo-me para eu assinar autorizando ela a me telfonar alguns dias depois para saber como eu estava! Achgei esquisito! (ela alegou que seria po0r causa da tal diarreia). Chegando em casa…obviamente fui ler a bula e JHNAO gostei do que li sobre os possiveis elefeitos colaterais. Nao tanto pela diarreia em si…mas por causa da bula mencionar que esse remedio meh apenas para quem tentou uma dieta (que nao respondeu).. e que tambem ha um “raro” efeito coplateral, mas que a pessoa precisaria ser socorrida imediatamente. Menciona tambem que nao deve ser administrado em pessoas idosas (tenho 59 anos), e menciona tambem sobre pessoas com problemas de coracao. (No Brasil fui diagnosticada de Prolapso de Valvula Mitra (o que aqui eloes dizem que eu nao tenho isso quando em 2009 fiz uma mastectomia e os exames acusaram que nao tenho nenhum proplaso). Bianca tudo me assuta e nao me senti segura para tomar o METFORMIN 500 MG (penso tratar-se da Mefornina no Brasil…aqui o nome eh esse em ingles). Estou muito triste e apavorada pois antes eu comia de tudo e passava muito bem…apenas estava gordinha, e por causa de eu haver ido me pesar…foi entao que descobri). Parece que depois que fui faszer o primeirto exame de sanguye…minha vida mudouy…e tenho me sentido tao mal. Diga-me algo sobre esse tal de METFORMIN e se eu poderia NAO tomar e apenas tirar o acucar e os farinaceos brancos. Tenho pavor de pensar em tomar esse amedicamento por causa dessa tal reacao perigosa que mencionei (mesmo sendo rara me assuta…e que dfiz que, caso aconteca prevcisa de socorro urgente). Posso dizer que ate me tranquilizei um pouco ao ler tantos comentarios aqui nesta Pagina, pois encontrei alguns de seus leitores demonstrando estarem muitissimos satisfeitos com o Metfornin (ate em doses bem mais altas que as prescritas pra mim). Bianca…fale-me um pouco sobre isto. Estou desesperada! Muito obrigada. Desculpe escrever muito…mas estou longe a tenho cvomigo apenas meu filho. Ninguem mais da familia e me sinto emocionalmente terrivel. Penso tamvbem no problema que tive em 2009 (mastectomia).,..se compromete tomar o remedio. Jurtoi q

    Responder

    1. Oi Isa, tudo bem? Imagina, fique à vontade para escrever e perguntar sobre tudo relacionado ao Diabetes! Então, a metformina é um dos medicamentos mais prescritos para quem tem Diabetes, e inclusive para as pessoas com pré-diabetes (que pelo que pude ler, é o seu caso).

      Ela não age diretamente diminuindo a glicemia, mas sim, diminuindo a resistência das células à ação da insulina que o próprio pâncreas produz. No caso das pessoas que estão mais cheinhas, ocorre um aumento na produção de insulina pelo pâncreas, para compensar o excesso de glicose (proveniente dos carboidratos da dieta) que circula no sangue. Provavelmente você está com uma certa resistência à ação da insulina pelo fato de estar um pouco acima do peso.

      O ideal seria você tentar reduzir o peso através de uma dieta equilibrada (com menor quantidade de carboidratos – mas, isso não quer dizer que você tenha que restringi-los totalmente, até porque o nosso organismo necessita de carboidratos para poder exercer as suas funções vitais) e também através da prática de atividades físicas (principalmente caminhadas), pois assim, havendo gasto de energia, com certeza haverá uma redução de peso, e consequentemente, todos os níveis sanguíneos (glicose, colesterol, triglicérides, etc) normalizarão. Vou lhe passar o contato da Nutricionista Maria Fernanda Pacheco (nutri.fer@gmail.com), que também é diabética e se especializou em diabetes, e ela poderá lhe atender mesmo à distância, e tenho certeza de que você ficará bem mais confiante e tranquila com relação à sua dieta. Com relação ao uso da metformina, é muito difícil ela causar esta reação perigosa, pois geralmente ela ocorre em pessoas com grande hipersensibilidade (pessoas muito alérgicas). O mais comum mesmo são os efeitos gastro-intestinais, pois algumas pessoas que têm gastrite ou refluxo, por exemplo, não conseguem tolerar, e então passam a adotar as outras alternativas, como dieta e exercícios. Se conseguires reverter sem o uso da metformina, melhor ainda!

      Espero ter conseguido lhe esclarecer e lhe tranquilizar! Um grande abraço, e, precisando, é só chamar! 🙂

      Responder

  22. Desculpe Bianca, nao havia conseguido finalizar a Mensagem anterio. Acabei c;licando no enviar enquanto ainda escrevia. Juro que nao quero tomar esse medicamento, mas me sinto “culpada” pois ando me sentindo meio fraca e sei que nao estou comendo talverz da forma que preciso. O METFORMIM diz na bula que precisa a pessoa ter no minimo uma dieta acima de 1000 calorias para poder tomar o medicamentoi…e eu NAO sei se como tudoi isso, pois a nutriocionista NUNCA me passou nenhuma dieta, apenas disse que comesse doces e pao/arroz/farinhas brancos. Obrigada e desculpe escrever tanto.

    Responder

  23. tenho resistencia a glicose…Tentei Glifage xr e foi tudo bem por mais ou menos 1 mês, de repente comecei a sentir dores de cabeça insuportáveis e enjoos. Tive que parar. Parei alguns meses e voltei a tomar tive prisão de ventre e as mesmas dores de cabeça…Isto é normal???
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Malena! Pode ser efeito adverso da Metformina, pois ela interfere diretamente no funcionamento do sistema digestório. Eu aconselho você a conversar a respeito destes efeitos colaterais que você está tendo com o seu endócrino, para que ele possa ajustar melhor o seu tratamento e assim diminuir os efeitos colaterais. Um grande abraço!

      Responder

  24. Olá, estava procurando informações sobre a metformina, eu tomo Glifage 750 pois tenho Síndrome dos ovários policístico. Os não sinto muito os efeitos colaterais, só enjoo mesmo. Uma das coisas que mudou foi que sinto MUITA vontade de comer doce, antes eu não era muito fã. Será se isso tem algo a ver com o remedio? Estou quase um ano sem menstruar, tenho 22 anos, e estou tomando o remedio a quase 2 meses. ( ainda nao fez efeito).
    Parabéns pelo site! Muito legal!!!

    Responder

    1. Oi Lorena! Tudo bem? Que bom que você consegue tolerar bem o medicamento! Geralmente ele demora um pouquinho para começar a fazer efeito, até o seu organismo responder pode levar alguns meses. Mas, não desanima não, que logo logo tudo volta ao normal! Um grande abraço!

      Responder

  25. Olá, boa tarde. Tenho resistência a insulina e comecei a tomar o Glifage XR 500 há uma semana, sempre dois comprimidos à noite. Tenho diarreia e todas as outras reações no estômagoe a médica me receitou omeprazol 40mg e eu melhorei. Mas eu queria saber, em média, quanto tempo demora pra começar a fazer efeito e minha insulina baixar?

    Responder

    1. Oi Luciana! Geralmente o organismo começa a responder ao efeito da metformina logo quando é iniciado o tratamento, no caso do diabetes. Se a sua glicemia ainda não está normalizada, o ideal seria conversar com a sua médica para checar se a dosagem está de acordo, pois pode ser que seja necessário um aumento na dosagem em determinados horários. Espero ter conseguido lhe ajudar de alguma forma! Um grande abraço!

      Responder

  26. oi, estou tomando Glifage 500mg pois estou com pré diabetes, depois de uma diabetes gestacional e óbito fetal após 37 semanas, minha glicemia é de 107 estou tomando dois comprimidos por dia a mais ou menos 15 dias e até agora não consegui baixar, gostaria de saber se o efeito do medicamento é demorado mesmo estou fazendo dieta com restrição de carboidratos.

    Responder

    1. Oi Celia! Tudo bem? Sinto muito pela perda do seu bebê… Provavelmente a glicemia ainda não normalizou por conta dos hormônios gestacionais que ainda se encontram em seu organismo, mas depois de algumas semanas (ou até meses) as taxas hormonais normalizam, e a glicemia consequentemente normalizará. Espero ter conseguido lhe ajudar! Um grande abraço!

      Responder

  27. Boa noite!, não sei o q esta acontecendo comigo, não sei se é normal ou tenho algum problema com metformina, porque toda vez que a tomo dai algumas horas depois me da um mal estar e fico com um tremor e dai tenho que tomar algo doce ou comer um pouco de açucar e dai volta tudo ao normal, se eu fico sem a minha gricose aumenta mas não é muita alta como vejo com outras pessoas, teve uma vez que medi a gricose quando estava com o problema e ai deu 57 depois que comi ums duas colheres pequenas de açucar medi novamente ai foi para 88. então não sei o q fazer, porque ja cheguei antes do remedio a mais de 300.

    Responder

    1. Olá José! Eu aconselho vpcê a procurar o seu endócrino e expor para ele o que está ocorrendo, pois provavelmente seja a dosagem que está muito alta e está lhe causando hipoglicemias. Provavelmente ele irá reduzir a dosagem ou suspender o medicamento baseado em seus exames de glicose. Seria bom você anotar os resultados dos testes e levar junto na consulta para que ele possa ver em quais horários estão acontecendo com mais frequência as hipoglicemias, podendo assim resolver o seu problema. Espero ter lhe ajudado! Um grande abraço!

      Responder

  28. Eu tive diabetes na gravidez ,depois passaram mas agora fui diagnosticada de novo o médico me deu Metoformina vomitava todos os dias me deu Janumet mas o Janumet era muito caro aqui nos Estados Unidos agora tomo a metoformina Xr me sinto melhor mas eu tenho uma gastrite crônica e o refluxo aumentou estou tomando nexium esperando ir a Portugal para comprar aqui custa 92 dólares por mês o que me aconselha eu tenho prisão de ventre nunca tive diarréia e tomo 500mg uma vez ao dia?

    Responder

    1. Oi Cremilde! Tudo bem? Eu sugiro você conversar com o seu médico, pois comigo aconteceu exatamente o mesmo! Eu sofria de SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e sou DM1 há 26 anos. Minha endócrino prescreveu a metformina para melhorar a minha sensibilidade à insulina e também para ajudar no problema de SOP, porém, como sofro com refluxo, não consegui tolerar a metformina e tive que abandonar o tratamento com a mesma. A solução foi consultar uma nutricionista e começar a caprichar nos exercícios físicos, e foi o que resolveu meus dois problemas! Perdi peso, melhorei o controle e melhorei da SOP. Espero ter lhe ajudado! Um grande abraço!

      Responder

  29. Nao sou diabética, porém faço uso da metforminna pois sofro de Sop e tenho trigliceres alto minha ginecologista receitou dois comprimidos de 500mg por dia, fikei preocupada com alguns artigos q andei vendo e lendo sobre os perigos da metforminna, pois ja tive pancreatite uma vez e pelo q andem lendo esse medicamento tras esse risco, alguem poderia me ajudar sobre isso?

    Responder

    1. Oi Luciana! Tudo bem? Na verdade não existe nenhuma publicação científica que comprove que a metformina possa causar pancreatite aguda. Inclusive, tem até alguns artigos que eu li que falam que alguns medicamentos utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 (entre eles as biguanidas – classe que compreende a metformina) reduzem bastante o risco de ocorrência de pancreatite. Então, eu acredito que não tenha problema em você continuar utilizando. O único inconveniente da metformina realmente são os seus efeitos colaterais, que geralmente trazem bastante desconforto gastro-intestinal. Mas, se você não apresenta estes sintomas, então você pode tomar sem medo! O que eu sei que pode muitas vezes causar pancreatite são os análogos do GLP-1, que é um hormônio produzido na porção final do nosso intestino delgado, que melhoram a resposta do pâncreas ao estímulo dos alimentos que ingerimos, enviando um sinal para que as células beta pancreáticas aumentem a produção de insulina. Mas, o efeito da metformina é diferente, pois ela não “força” a produção de insulina, mas sim ela reduz a neoglicogênese (ou seja, a formação de glicogênio pelo fígado) e aumenta a sensibilidade das células à insulina, favorecendo a captação da glicose nas mesmas. Portanto, ela age em nível celular. Espero ter conseguido esclarecer as suas dúvidas! Um grande abraço!

      Responder

  30. Minha glicose está sempre abaixo de 100, hemoglobina glicada 5,8. Gostaria de começar uma dieta e não tomar mais o metformina 500mg Será que posso?
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Sofia, tudo bem? O ideal seria conversar com o seu médico, pois pode ser que a glicemia esteja controlada justamente devido ao fato de você estar tomando a metformina. Mas, se você é pré-diabética, é sim possível controlar apenas com uma dieta saudável e com exercícios físicos. Basta, além de manter o controle com o Endócrino, procurar a ajuda de um nutricionista para que ele lhe faça um cardápio personalizado, de acordo com as suas necessidades nutricionais e gasto energético diários, além da ajuda de um educador físico ou personal trainer que monte um programa de exercícios de acordo com o seu ritmo de vida e necessidade de gasto energético. Um grande abraço!

      Responder

  31. Boa noite,
    Achei seu blog, achei muito legal .
    Meu caso é estranho. Já perdi as contas de quantos endócrinologistas fui. Tomo Galvus met , diamicron e a insulina Lanthus, e minha glicose simplesmente nao abaixa . Hj acordei com ela a 340 . Tenho tonturas , é um inferno .
    Minha diabete é tipo 2 . Eu nao sei o que posso fazer ….sou empresário, tomo frontal Iara ajudar a ansiedade , e sofro demais om o mal estar …..vc teria alguma dica pra me dar ??
    Já cheguei no limite do desespero …

    Responder

    1. Oi Roberto, tudo bem? Então, o seu caso parece complicado (mas não é!), pois você toma uma série de medicamentos, e o que pode estar acontecendo é uma interação medicamentosa. O ideal seria você buscar a ajuda não só de um bom endócrino, mas também de uma equipe multidisciplinar (uma nutricionista e um profissional de educação física ou academia), para ajudar no equilíbrio glicêmico. É preferível tomar apenas uma insulina de ação lenta, como a Lantus e uma insulina de ação ultra-rápida para fazer as correções nos horários de refeição, e caprichar na dieta e nos exercícios (estes inclusive até ajudam a diminuir a ansiedade!) do que tomar esta série de medicamentos, que ao invés de ajudarem no controle acabam por bagunçar ainda mais o mesmo, ainda lhe deixando com mal estar devido a estas interações. Outra opção seria, além de melhorar os seus hábitos (dieta exercícios), seria buscar também um tipo de terapia alternativa, como acupuntura ou Reiki, que ajudam a equilibrar a energia dos chakras e também o seu lado emocional, pois a ansiedade é um sinal de que pode estar havendo um desequilíbrio energético no seu organismo, e a medicina oriental ajuda (e muito!) a melhorar isso, inclusive fazendo com que até o seu controle glicêmico melhore, pois estas terapias trabalham bastante as glândulas que regem estes chakras, e o pâncreas é uma delas. Depois que eu comecei a utilizar o Reiki minha ansiedade melhorou bastante (pois já estava sofrendo de gastrite nervosa), e inclusive o meu controle glicêmico ficou bem mais equilibrado! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  32. Olá tomo metformina para SOP não sei se tenho resistência a insulina pq nunca fiz exames disso, sei que minha glicemia sempre dava em torno de 65 a 80, mais com o medicamento esta controlando a Sop, o difícil são as diarreias e as vezes os enjoos.
    Sera que tem algo que possa fazer para controlar os enjoos e as diarreias?Já tomo faz 1 ano e 3 meses e percebo que qdo como doce ou massa ai vem a diarreia, qdo não como é mais os enjoos mesmo.
    Tomo 2 comprimidos de 500 mg, foi a go que passou, nunca fui no endócrino sera que devo ir??

    Responder

    1. Ola Letíca!A metformina é um medicamento excelete para a SOP, porém tem este pequeno defeito, o de causar estes efeitos gastro-intestinais. O ideal seria você conversar com a sua GO para pedir a ela que lhe receite o Glifage XR 500mg, que vem com um revestimento entérico, o que ameniza bastante o desconforto gastro-intestinal. Se puderes marcar consulta com um endócrino, seria excelente, pois eles têm um maior conhecimento a respeito dos melhores tratamentos para as disfunções hormonais. Espero ter conseguido lhe ajudar. Um grande abraço!

      Responder

  33. tomava metformina de 850 de manha e anoite e daunil 5 no almoço, medico me receito galvus met 850/50 de manha e anoite , e entao mais a minha diabete nao abaixa sim aumentou este remedio demora para fazer efeito estou tomando a 10 dias

    Responder

    1. Olá Jose Afonso! Como você percebeu que o novo medicamento não está tendo o mesmo efeito que os anteriores que você utilizava, eu sugiro que você procure novamente o seu médico para que ele faça uma avaliação do seu controle após o uso do medicamento novo, para que então ele possa lhe recomendar algo que se adeque ao seu esquema de controle e à sua rotina diária. Um abraço! 🙂

      Responder

  34. Gostei desse blog
    A 8 ano com diabete tomo glibenclamida e mitformina 850 a mitformina é mesmo que tomar 4 lacto purga muita diaréia, meio comprimido é mesma coisa, ai eu tomo só o glibenclamida cedo e jantar o diabete fica 287 com metformina cedo e jantar cai pra 187 a diabete, tenho que tomar mesmo assim, tenho 58 anos…..

    Responder

    1. Olá João! Uma alternativa para diminuir os transtornos gastro-intestinais é o Glifage XR, pois este possui um revestimento que ajuda a amenizar os efeitos colaterais. Uma ótima solução para quem sofre de gastrite, refluxo ou para quem tem o intestino bastante sensível! Um abraço! 🙂

      Responder

  35. parabéns pelo blog lendo os comentários fiquei bastante satisfeita pois acabo de passar por uma cirurgia de vesícula e continuava com vários sintomas e achei que ainda estava muito doente mas agora entendo que a maior parte e dos efeitos colaterais da metformina
    eu tenho 43 anos e amais de um que não menstruo tem alguma relação com o remédio?

    Responder

    1. Olá Cleverlania! A falta da menstruação com certeza não está relacionada ao uso da metformina. O ideal seria você consultar um ginecologista e/ou um endócrino, pois pode se tratar de menopausa ou de Síndrome dos Ovários Policísticos. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  36. Olá Bianca, eu fiz uso da Metiformina (glifage XR 1000) por três meses, no meu caso não por causa de diabets, mas por causa de SOP, que tenho há pelo menos 15 anos, e nunca curou através de anticoncepcionais, apesar da minha menstruação vir duas vezes por mês, sempre sofri com Sop. Não senti nenhuma reação da Metformina, nem enjoo, nem diarreia, nem perda de peso, parece que o remédio foi feito pra mim, pois qdo tomo anticoncepcional, sempre me da hemorragia, já com o glifage não aconteceu isso, pelo contrário, até regulou a menstruação ( 1 vez por mês), enfim, estava muito feliz com o remédio mas tive que mudar de médica, e ela me pediu pra parar de tomar o glifage imediatamente, e desde então eu engordei, minha menstruação ñ vem e meu intestino está preso (e nunca foi). Uma pergunta, quais os efeitos de quem para de tomar Metformina ? Obrigada,

    Responder

    1. Olá Ariane! Que bom que você consegue tolerar bem a metformina, pois infelizmente não são muitos os que conseguem consumi-la sem ter algum efeito colateral. Então, se você percebe que com o uso da metformina a sua SOP é melhor controlada, eu não vejo problema nenhum em você consumi-la, pois, ao colocar na balança, os benefícios que ela traz à sua saúde são maiores que os efeitos colaterais. Aconselho você a conversar com a sua nova médica e expôr os fatos, pois assim ela poderá pesar os prós e os contras e chegar a uma melhor solução para o seu problema. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  37. Olá, Bianca, achei muito bom seu blog.
    Eu tomava Trayenta 5mg – 1 comprimido de manhã, e Glavus 50mg no almoço, me sentia muito bem. Mas minha médica mudou para Glifage XR 750 1 comprimido no café e um no jantar e Galvus de 12/12hs, mas desde que comecei da tomar o Glifage tenho passado mal, enjoos, refluxo, irritabilidade, nervosismo, não sou mais a mesma pessoa, isso é muito ruim. Já marquei para conversar com minha médica.

    Responder

    1. Olá Zilda! Tudo bem? Então, como diz o ditado, não é muito bom “mexer em time que está ganhando”. Se o esquema de tratamento anterior lhe trazia maior bem estar e menos efeitos colaterais, e se o seu controle estava dando certo, o ideal seria conversar com sua médica sobre a possibilidade de voltar a utilizar os medicamentos anteriores. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  38. Olá Bianca, parabéns pela iniciativa,pelo belo blog!!!

    Tenho diabetes tipo 2, tomo glimepirida, 1 mg, 01 de manhã e 01 no café da tarde. Tomo também metformina 500 mg,1 comprimido apos o almoço e 01 na ultima refeição (ceia).
    prático caminhada/corrida quatro vezes por semana, me alimento (1 mexerica ou 1 maça, pera) a cada 3 horas.E com tudo isso a glicemia em jejum de 8 horas da em torno de 105.
    Durante o dia, 3 horas após o almoço, a tacha glicêmica é em torno de 110. Gostaria de saber se se minha glicemia esta bem controlada, ou é necessário a taxa glicêmica estar abaixo de 99 em jejum?
    O Glifage pra mim, não tem nenhum efeito colateral.
    Um grande abraço!!!

    Responder

    1. Olá Wagner! Pelo que você expôs, acredito que o seu controle não esteja ruim não, ainda está dentro da normalidade. Provavelmente a sua glicemia em jejum esteja sempre na faixa dos 105mg/dL devido à sua alimentação à noite. Se você costuma consumir carboidratos simples no jantar, procure optar por alimentos leves e com poucos carboidratos (de preferência integrais), que com certeza a glicemia de jejum ficará mais próximo dos 90mg/dL. Um grande abraço!

      Responder

  39. Olá, boa tarde.
    Gostei muito do seu blog. E gostaria de saber uma coisa: a minha aluna além de diabete, também tem sobrepeso e foi recomendada a fazer atividade física. Ela toma glifage xr 500 e glimiperida ( 4mg) todos os dias pela noite e ela faria atividade física antes desse horário, existe alguma contra-indicação ou algum sintoma que possa interferir no controle da diabete dela?

    Responder

    1. Olá Elaine! Pelo contrário, neste caso a atividade física moderada é excelente para que haja uma melhora no controle do diabetes dela. A única medida que deve ser tomada por ela é fazer a medição da glicemia antes e após a atividade física para assim ela evitar o risco de ter hipoglicemias, e sempre carregar algum doce ou tablete de glicose instantânea junto para qualquer emergência. Obrigada pelo seu comentário! Um grande abraço! 🙂

      Responder

  40. meu medico passou metformina o tratamento de ovario policisto e disse que eu também vou emagrecer isto e valido obrigada

    Responder

    1. Olá Adriana, tudo bem? Com certeza, seu médico está certíssimo, pois a metformina é um excelente aliado no combate à resistência insulínica causada pela SOP, e um dos seus efeitos colaterais é o emagrecimento, ou a “queima” de lipídeos, principalmente na região da cintura. Um grande abraço, e obrigada pelo seu comentário! 🙂

      Responder

  41. Gostaria de saber se é verdade que eu tendo ovários policísticos consiga engravidar tomando metformina? ??
    Tomo 2x ao dia..efeitos colaterais horríveis. …….mais para poder engravidar eu faço absolutamente tudo.

    Responder

    1. Olá Andressa, tudo bem? Com certeza, a metformina é bastante indicada no tratamento da SOP, e pode ser um bom aliado no tratamento para engravidar. Porém, é necessário conversar com o seu ginecologista sobre qual é o tratamento mais indicado para você, pois em alguns casos tem-se um melhor resultado ao se consumir hormônios como a progesterona e indutores de ovulação. Espero ter conseguido ajudar a lhe esclarecer. Um grande abraço!

      Responder

  42. Oi bom dia!!
    Parabéns pela matéria. Bom tomo metformina mais de um ano comecei com dose menor 500mg um vez ao dia hoje tomo 750mg duas vezes ao dia (após refeições) , mas estou me sentido muito mal com efeitos colaterais, diarréia , náuseas , etc.
    Você poderia me dar alguma orientação?

    Responder

    1. Oi Adriana, tudo bem? Infelizmente algumas pessoas não conseguem tolerar nem sequer o Glifage XR, que é diferenciado por ter um revestimento especial que diminui os efeitos colaterais. Neste caso, eu sugiro que você converse com o seu médico para ver se existe a possibilidade de trocar a metformina por algum outro hipoglicemiante mais moderno, que não cause tantos efeitos colaterais, e que seja melhor tolerado pelo seu sistema gastro-intestinal. Espero ter conseguido ajudar a lhe esclarecer. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  43. tenho tendencia a ser diabetico , amo como uns doces ,,hehe ,,amas estou me controlando , sabe me dizer se …..eu encher a cara de tanto comer doces ..la de vez em quando …kk ,, posso tomar um comprimido de metformina so p quebrar as moleclas do açucar ? kk,.
    um comprimido de 500 abaixa quanto no mumero da glicose ?

    Responder

    1. Olá Celso, tudo bem? O ideal é você fazer o teste de glicose de vez em quando para fazer um acompanhamento de sua glicemia, e se você notar que ela começa a aumentar constantemente, então é recomendado procurar a ajuda de um profissional de nutrição e de um endócrino, para que eles possam lhe passar uma dieta equilibrada, para que as suas taxas não sofram alteração pelo consumo excessivo de doces. Quanto ao uso de metformina, se você ainda não tem diabetes eu não lhe recomendo, pois qualquer medicamento quando utilizado sem haver a necessidade pode sobrecarregar o sistema hepático ou causar algum outro problema, como intoxicação medicamentosa, ou até mesmo uma hipoglicemia. Espero ter conseguido lhe ajudar. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  44. Bom dia!
    Parabéns pelo site, muito bom!

    Estou tomando Glifage XR 500mg 2 cápsulas após o jantar e também estou tomando Synthroid 25mcg 1 cápsula em jejum.
    Estou sentido muitas náuseas e constipação, vc sabe me dizer se isso é efeito da metformina? E gostaria de saber se alguém emagrece utilizando e depois de quando tempo.

    Beijos.

    Responder

    1. Obrigada Priscila! A constipação provavelmente é por conta do seu hipotireoidismo, pois o mesmo torna o metabolismo bastante lento, e talvez seja necessário aumentar a dosagem do seu synthroid. As náuseas provavelmente são um efeito adverso da metformina, pois esta é bastante agressiva para o sistema gástrico, pois acidifica o pH do mesmo. O ideal é adotar uma dieta mais alcalina para equilibrar o pH e utilizar um medicamento anti-ácido (omeprazol ou qualquer um da sua família, ranitidina, hidróxido de magnésio…). Ela emagrece à medida que vai melhorando o seu metabolismo de carboidratos, diminuindo a produção de glicogênio hepático, e consequentemente a deposição deste glicogênio em forma de gordura na circunferência abdominal. O tempo depende de cada organismo. Mas, com certeza, quando se adota uma dieta equilibrada e um bom programa de exercícios físicos, o emagrecimento se dá mais rapidamente! Espero ter conseguido lhe ajudar! Um grande abraço! 🙂

      Responder

  45. Ouvi falar que a Metformina esta sendo usada para emagrecer! Quais são as possíveis complicações pra quem usa lá com esta finalidade. Um Abraço!

    Responder

    1. Oi Riti! A metformina, assim como todo medicamento, possui efeitos adversos. Ela funciona muito bem no caso de obesidade, pois ajuda a diminuir a produção de glicogênio hepático, e consequentemente, o armazenamento desse glicogênio em forma de gordura na circunferência abdominal, o que causa resitência à insulina. Porém, pode causar desconforto gastro-intestinal, e hipoglicemia quando utilizada em conjunto com insulina ou outros hipoglicemiantes orais. Por isso, é sempre bom consumi-la com a supervisão de um médico especializado. Espero ter conseguido lhe ajudar. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  46. Parabéns pelo blog. Tomo Glifage 500mg 04 por dia, os efeitos colaterais me deixam de cama, más não paro de tomar pois o beneficio é maior que o efeito. Minha glicose tem dado entre 430 e 460 nestes últimos dias.

    Responder

    1. Oi Renatta! Você pode amenizar os efeitos gastro-intestinais da metformina tomando o Glifage XR 500mg (que vem com um revestimento entérico, que protege o sistema gastro-intestinal), e utilizar algum medicamento que diminua a acidez estomacal (da família do omeprazol, pantoprazol, esomeprazol ou ainda a ranitidina), e também adotar uma dieta mais alcalina. Foi o que me ajudou a conseguir suportar o tratamento na época em que tive resistência à insulina por conta da SOP. Espero ter conseguido lhe ajudar! Um grande abraço!

      Responder

  47. esqueci de informar que também tomo remedio para controle de pressão (está normalmente em 12 x 9 ) Atenolol 50 / Enalapril + hidrocotiazida 125 e Atrovastatina 10mg para controle de colesteroal, estes receitados e com controle periódico de meu cardiologista de vido a dois stend´s implantados a 4 anos

    Responder

  48. estou achando estas suas respostas, simplesmente fantasticas. Minha glicemia se manifesta mais pela manhã (hoje estava 170), quando procurei o primeiro(a) endocrino(a) me receitaram GALVUS 50, e continuou os idices altos só pela manhã, após almoço ontem deu 120 mas hoje demanhã novamente 170, após almoço apenas sobe quando abuso da alimentação e como massas e etc.. Depois de passar por vários endocrinos, o penultimo me receitou JANUVIA com GLIFAGE XR 500, e nada resolveu. Parti então para outro profissional da area, que me mandou fazer uma série de exames para ver como estavam funcionando, figado, rins, pancreas e etc.. Como nos exames nenhum problema apareceu, me receitou JANUVIA + GLIFAGE 1000 na hora do almoço e a noite, o que nada adiantou para meu indice de glicemia alto só pela manhã, ou seja continuo no mesmo, só que de ontem para hoje estou com uma tremenda diarréia bem liquida e com ida varias vezes (6 até agora) ao banheiro, mas no resto me sinto bem semfebre, vomitos ou cansaço. Será que por ter 70 anos está ocorrendo isso. Não almocei, vou tomar um cha com bolachas agua e sal, pra ver se parando o GLIFAGE XR melhora a diarréia, que agora as 14:15hs parece ter melhorado. Não sei mais o que fazer e mais a quem procurar na especialidade, e o que está me deixando muito preocupado é que parte das solas dos meus pés estão perdendo sensibilidade, como se tivessem sido anesteciados, e que sei se tratar provavelmete de algum problema neurológico que a diabete costuma provocar. Me ajudem, me oriente, que o arquiteto do universo de uma maneira ou outra irá te agradecer e recompensar, POR FAVOR – See more at: http://diabeticosaudavel.com.br/blog/diabetes-tipo-2/metformina-efeitos-colaterais-estao-com-os-dias-contados#comment-1240
    esqueci de informar que também tomo remedio para controle de pressão (está normalmente em 12 x 9 ) Atenolol 50 / Enalapril + hidrocotiazida 125 e Atrovastatina 10mg para controle de colesteroal, estes receitados e com controle periódico de meu cardiologista de vido a dois stend´s implantados a 4 anos

    Responder

    1. Olá Herman, tudo bem? Desculpe por lhe responder somente agora! Que bom, fico muito feliz em saber que o meu blog está ajudando a esclarecer as suas dúvidas sobre diabetes. Provavelmente o senhor esteja sofrendo de resistência à insulina, por isso o médico insistiu tanto em manter a sua metformina… A diarréia provavelmente esteja ocorrendo como um efeito colateral do uso da metformina. Neste caso, se estiver bastante difícil de tolerar os efeitos colaterais dela, o aconselhável seria ou partir para um análogo de GLP-1 (Victoza, Lyxumia), ou trocar a metformina por medicamentos como a dapagliflozina (Forxiga), que faz com que ocorra uma boa redução na Hemoglobina Glicosilada, ou então procurar a ajuda de um bom nutricionista para que ele possa preparar um cardápio balanceado, distribuindo melhor a quantidade de carboidratos em suas refeições, isso associado a um programa de atividades físicas moderadas, que ajude a aumentar o consumo da glicose circulante no sangue. Um tratamento adequado, uma dieta saudável e bem balanceada e um bom programa de exercícios, quando aliados, ajudam bastante a melhorar a qualidade de vida do diabético, diminuindo assim a necessidade do uso da metformina, pois tem-se uma diminuição da resistência à insulina devido ao melhor aproveitamento da insulina que circulante no sangue plas células, e, consequentemente, uma melhor absorção da glicose pelas mesmas para gerar energia para o bom funcionamento do organismo. Espero ter lhe ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Um grande abraço! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.