Como você se sente com relação ao seu diabetes?

Sabemos que uma das causas do desencadeamento do diabetes são a depressão e o stress. Basta um término de relacionamento, problemas financeiros, etc, para que o diabetes apareça. O maior desafio atualmente é fazer dos diabéticos pacientes bem informados.

Não basta apenas saber o que fazer para manter tudo sob controle se nossas emoções não estão “controladas”. É comum estarmos sem ânimo para nada, fisica e emocionalmente. É comum estarmos revoltados com a doença, afinal, ela nos limita de várias formas. Sabemos bem disto.

Em qualquer quadro clínico há efeitos psicossomáticos. Acredito que uma das bases para o controle do diabetes está em reavaliar sobre como nos sentimos agora e como temos nos sentido de muito tempo para cá. Até porque, nossa vida depende deste controle.

Falo da percepção, do redescobrir o “simplesmente sentir-se bem”. Assim como faz qualquer criança brincando ou um gatinho tomando sol. Reparem no bem estar deste animalzinho com estas sensações simples. É um estado de estar de bem com a vida totalmente espontâneo que só pode ser alcançado quando paramos de focar nos problemas e dificuldades, reaprendendo a dar valor ao fato de estar aqui, estarmos vivos e rodeados de possibilidades.

A emoção afeta diretamente a saúde. Como você realmente têm se sentido quanto à sua vida?

Diabetes pode não ter uma cura, mas aprender a lidar com ele pode ser a cura de outras dificuldades que nos impedem de saber viver!

 

Texto de Luciano (Diabético Tipo 2)

lucianosete@yahoo.com.br

 

 

4 Comentários


  1. Odeiooo ser diabética!!!A depressão e outras doenças vieram” depois “do diagnóstico.Eu era feliz.

    Responder

    1. Oi Ladimar! Tudo bem? Não precisa ficar deprimida, o diabetes não é um bicho-de-sete-cabeças! Ele não causa nenhuma limitação a ninguém! Eu também sou diabética há 25 anos, e sempre tive uma vida normal! O ideal é você aceitar isso e seguir em frente! Lógico, como todo problema de saúde, o diabetes exige alguns cuidados especiais, mas isso a gente tira de letra! É possível ser feliz também com diabetes! Um grande abraço!

      Responder

  2. Como descobri há pouco mais de um ano, estou até curtindo de certa maneira, esta doença, descobri nas corridas diárias, o meu momento de limar a alma, hj já não ficar um só dia sem correr meus 10 km, rsrsrs, e ainda lucrei pois consegui eliminar uns 10 kilos em um ano, bom né?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.