O Doce Desafio de Viver com Diabetes

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vídeo educativo sobre Diabetes elaborado por Bianca Moribe e Maria Fernanda Pacheco, do Blog Diabético Saudável, ambas profissionais da área da saúde e diabéticas tipo 1 há mais de 20 anos.

O vídeo tem como objetivo esclarecer, alertar a população, lembrar da importância do controle e da prevenção desta disfunção, mas também mostrar que é possível ter uma vida saudável, e assim vencer o doce desafio de viver com Diabetes!

 

A Diabetes mellitus é uma disfunção metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Quando não tratada adequadamente, a longo prazo, pode ocasionar doenças, tais como infarto do coraçãoderrame cerebral,insuficiência renalproblemas visuais, neuropatias periféricas e lesões de difícil cicatrização em virtude do enrigecimento dos vasos sanguíneos periféricos, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

O termo diabetes, geralmente se refere à diabetes mellitus, mas existem muitas outras condições, mais raras, também denominadas como “diabetes”. A mais comum delas é a diabetes insípida (insípida significa “sem gosto” em Latim) na qual a urina não é glicosada. Esta diabetes pode ser causada por danos aos rins ou àglândula pituitária.

A diabetes, infelizmente, está na lista das 5 doenças de maior índice de morte no mundo, e está chegando cada vez mais perto do topo da lista. Por pelo menos 20 anos, o número de diabéticos na América do Norte está aumentando consideravelmente. Em 2005 eram em torno de 20.8 milhões de pessoas com diabetes somente nos Estados Unidos. De acordo com a American Diabetes Association existem cerca de 6.2 milhões de pessoas não diagnosticadas e cerca de 41 milhões de pessoas que poderiam ser consideradas pré-diabéticas. Os Centros de Controles de Doenças classificaram o aumento da doença como epidêmico.

O que ainda falta muito para a população é a informação e a educação em diabetes. Por isso, temos que cada vez mais nos unir para divulgar esta causa e mostrar que é possível sim, através de uma conscientização e através da adoção de hábitos de vida saudáveis , prevenir o desenvolvimento do Diabetes Tipo 2, assim como também é possível viver uma vida saudável e normal, mesmo já tendo Diabetes (é claro, sempre mantendo o mesmo sob controle)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.