Água para os Picos Glicêmicos

Sabe-se que a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas esta recomendação tem um motivo extra para ganhar força: segundo um estudo francês apresentado na reunião anual da Associação Americana de Diabetes, quem bebe mais de 1 litro de água por dia tem um risco 21% menor de ter episódios de hiperglicemia (quando os níveis séricos de glicose aumentam drasticamente).

Os médicos dizem que a relação entre o consumo de água e os níveis de açúcar no sangue ainda não foi totalmente descoberta, mas eles acreditam que ingerir poucos líquidos durante o dia teria o mesmo efeito ao organismo do que consumir muito colesterol pela alimentação, fator de risco que aumenta as chances de hiperglicemia, diabetes do tipo 2, aterosclerose e hipertensão.

Eles alertam também que, mesmo com essa descoberta, a melhor maneira de se proteger de hiperglicemia e diabetes do tipo 2 continua sendo evitar a ingestão de alimentos ricos em açúcares e praticar exercícios físicos com frequência.

Outro ponto a favor da água é comprovado através de um trabalho da Universidade da Virgínia, nos EUA, que mostra que beber dois copos de água antes das refeições diminui bastante a fome e facilita a perda de peso.

 

Fontes:

– Saúde é Vital – 09/2011

– Jornal Ser Saudável – 03/2013

14 Comentários


  1. pelo que entendi se a pessoa tem diabete e beber muita agua a glicemia aumenta então não é indicado beber muita agua? a não ser quem tem hipoglicemia? aguardo resposta . sandra.

    Responder

    1. Oi Sandra! Tudo bem? Na verdade é o contrário: Quanto mais água o diabético beber diariamente, menor o risco que ele corre de ter hiperglicemias, pois a água ajuda a “diluir” e eliminar o excesso de glicose que circula no sangue.
      Um abraço!

      Responder

  2. Acho excelente as dicas para nós diabeticos…como faço para compartilhar no face?

    Responder

    1. Oi Sonia! Tudo bem? Estamos ainda melhorando o blog, e em breve colocaremos os botões de compartilhamento das postagens no facebook. Você pode compartilhar as postagens copiando o link delas da barra de navegação e colando no status do facebook.
      Um grande abraço!

      Responder

  3. Boa tarde, em agosto de 2012 fiquei sabendo que era portadora da diabete tipo 2, faço uso da Metformina e comecei fazer exercícios em uma academia mas o passar do tempo fui entrando em uma depressão em função da perda de peso. Gostaria de saber se é normal a perda de peso e se tem alguma maneira de engordar uns quilinhos? pois me sinto mal quando alguém me encontra e comenta bah como tu emagreceu eu me sinto doente.
    No aguardo.
    Zeli.

    Responder

    1. Oi Maria! Tudo bem?

      Esta perda de peso é normal, devido ao uso da metformina, pois ela elimina
      o excesso de gordura abdominal e acelera o metabolismo. Não há motivo para
      você ficar deprimida, pelo contrário! Este excesso de gordura eliminado
      pela metformina era o que lhe causava resistência à insulina, e
      consequentemente fazia aumentar a sua glicemia. É normal você emagrecer
      quando a metformina começa a fazer efeito e você pratica algum exercício
      físico. Quando alguém comentar que você perdeu peso, vc diz bem assim:
      Agora sim eu sou uma pessoa saudável!

      Um abraço!

      Responder

  4. Acho seus comentários excelentes e muito esclarecedores.O diabetes para mim antes me deixava meio neurótica,pois faço tudo direito,como pouco,pouco carboidrato,faço exercícios,sou magra,mas é difícil manter o controle,acho que o emocional,no meu caso,interfere muito.Gostaria de saber por que eu deito com o nível glicêmico normal(100 a 110),não como nada e acordo com ele em 140 ou mais.Não entendi bem a resposta do médico,talvez você me ajude.Obrigada.Abraços.

    Responder

    1. Oi Mari! Tudo bem? O emocional interfere, e muito nos níveis glicêmicos! O que pode estar acontecendo com você é que durante a madrugada o efeito de seu medicamento ou insulina pode estar diminuindo, talvez sendo necessário aumentar a dosagem à noite, no jantar. O ideal seria você fazer as anotações dos resultados dos seus testes durante uma semana, e depois levar para o seu médico para que ele possa avaliar e ver em quais horários a glicemia está aumentando mais, tendo assim parâmetros para ele poder aumentar a dose nestes horários. O ideal seria você medir pelo menos antes do café da manhã, antes do almoço e antes do jantar. Um abraço!

      Responder

  5. to em observacao durante 2 mes meu nivel acucar deu 106 e meu medico deu um tenpo p fazer outros exames e se n tiver baixado comecar o tratamento c medicamentos mas ja esta proibido muintas coisas entre elas acucar.qual o nivel normal de uma pessoa.

    Responder

  6. Oi Bianca
    Estava lendo uma das respostas acima onde vc diz que a metformina ajuda a emagrecer “pois elimina o excesso de gordura abdominal e acelera o metabolismo”.
    Eu tomo 2000 mg de metformina por dia (2 após almoço – 2 após jantar) e não emagreço nadinha e o pior, não consigo deixar a glicemia abaixo de 120. Perguntei para os endocrinos (pois já passei por vários) e eles só foram aumentando a dose com o passar do tempo. Tenho feito dieta, embora acho bem dificil, pois não tomo insulina e não tenho o “recurso” que vc citou de que quando come um docinho, estabeliza com a insulina. Tem alguma dica pra mim ? Sei que a dosagem que toma já é a máxima e isso me preocupa muito. Preciso de ajuda.
    Bjs

    Responder

    1. Oi Izilda!

      Então, no seu caso, de repente, seria interessante você conversar com o seu médico sobre aquele medicamento chamado Victoza, que é um análogo do hormônio GLP-1, que o nosso organismo fabrica e que é responsável pela resposta do pâncreas ao estímulo da nossa alimentação. Ele ajuda muito a estabilizar a glicemia, e um dos principais efeitos colaterais é a perda de peso (principalmente daquelas gordurinhas abdominais, dificílimas de perder)! Vários clientes aqui da farmácia já utilizaram porque os seus médicos prescreveram, e conseguiram estabilizar a glicemia (inclusive alguns que até já usavam insulina pararam de usar!), e ainda perderam bastante peso!
      Um grande abraço!

      Responder

  7. Bianca tenho nivel de glicemia muito alta 331mg mas não sinto nada tambêm não sigo a dieta corretamente tom gliblenclamida 5 mg que fazer para abaixar a glicemia

    Responder

    1. Oi Sidnei! Tudo bem? Então, o ideal seria você procurar a ajuda de um nutricionista para que ele possa criar uma dieta bem balanceada, de acordo com o seu estilo de vida, para que você possa seguí-la e assim normalizar os seus níveis glicêmicos. É bom conversar também com o seu médico, fazer os testes de glicemia e anotá-los, para que ele possa ter parâmetros para saber aonde tem que mexer na dosagem, e assim evitar o descontrole. Um grande abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.