Bebidas Isotônicas

Oi, como vocês estão?

Gente, é verão e muitas bebidas e frutas estão a nossa disposição! Uma delicia tomar aquelas bebidas isotônicas durante a academia, caminhada, ou mesmo sem motivo algum, só pra refrescar… Certo?

Ops, espera.. não é bem assim!!!

Muitas pessoas tem duvida sobre tomar ou não isotônicos, se faz bem ou não, e se diabéticos podem consumir esse tipo de bebida.

Então vamos conhecer melhor este assunto?

Bebidas isotônicas foram elaboradas para repor água, carboidrato e alguns sais minerais, que são importantes para os atletas de alto rendimento, por exemplo, maratonistas.

É um produto destinado principalmente à ATLETAS cujos treinos/provas tem mais de 1 hora de duração. A bebida contem os nutrientes que o atleta precisa para evitar episódios de fadiga muscular e hipoglicemia durante as provas/treinos.

Os minerais presentes na bebida são importantes para que ocorra a contração muscular que o atleta precisa para correr, por exemplo.

As bebidas esportivas promovem uma absorção rápida dos nutrientes e dão energia para os músculos durante o exercício, prevenindo câimbras, fadiga, e hipoglicemias. Consequentemente, esse tipo de bebida faz com que a pessoa consiga treinar por mais tempo, ter melhor rendimento no esporte, com menos desgaste, melhorando sua performance e resultado.

Com esse calor de 40°C que tem feito no Brasil, não tem como não suar… E sendo o isotonico indicado para atletas, significa que é saudável e todos podem tomar?

Não… muita calma nessa hora!

O uso inadequado desta bebida pode agravar doenças como diabetes, hipertensão, disfunções renais e até mesmo resultar no ganho de peso, retenção de liquido.

Muita atenção: Nem tudo que é indicado para atletas, é saudável e indicado para pessoas que não são atletas.

Se voce tem diabetes, estes produtos tem carboidrato de rápida absorção, fazendo com que a taxa de glicemia eleve-se rapidamente.

Para hipertensos o cuidado é que a bebida é rica em sódio, mineral que deve ser controlado no tratamento da doença.

Para pessoas que tem alguma insuficiência renal deve evitar o consumo, pois a bebida é rica em minerais que podem prejudicar ainda mais a função dos rins.

Há quem diga que este tipo de bebida engorda. E pode ser verdade, se consumida em excesso, sem necessidade, pode facilitar o ganho de peso. Mas o excesso de outras bebidas (refrigerantes) e alimentos (doces, frituras…) são causas mais comuns, do que o ganho de peso pelo consumo de isotônicos.

Dicas da Nutri:

Se voce faz exercícios leves, moderados, e regulares, boas sugestões de substitutos para isotônicos são:

  • Água de coco: considerado isotônico natural, e tem menor teor de sódio e menos calorias;
  • Chá gelado: faça o chá de infusão e deixe na geladeira até gelar, consuma quando voltar da sua caminhada, é de baixa caloria, não tem conservantes, não tem carboidrato;
  • Sucos de fruta de baixa caloria: limonada, suco de morango, kiwi, acerola, mirtilo, pitanga, etc.

Duvidas sobre alimentação? Um nutricionista sempre poderá te ajudar!!!!

Bjo da Nutri Docinha, e até a próxima!!!

 

FONTE: http://nutrimariafernanda.com/

2 Comentários


  1. BOM DIA PRECISO DA AJUDA DE VCS EU NÃO SEI O QUE COMER POR CONTA DA DIABETE , NÃO SEI O QUE É CERTO OU O QUE É ERRADO MIM AJUDE POR FAVOR , É QUE A MINHA GLICEMIA TÁ ALTA E QUERO MUITO BAIXA , E TB QUERO ENTENDE SOBRE ESSA DOENÇA SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOO MIM DIGA O QUE POSSO COMER E O QUE NÃO POSSO COMER . BJUS

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    1. Olá Nubia, tudo bem? Então, eu recomendo que você procure a ajuda de um profissional de nutrição e de um endocrinologista, pois eles poderão lhe passar algum plano alimentar adequado para o seu estilo de vida, e para as suas necessidades nutricionais, melhorando, desta forma, o seu controle glicêmico. Um grande abraço!

      Responder

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