Controlando o seu Diabetes nas Festas de Fim de Ano

As ceias de Natal e de Ano Novo são um verdadeiro perigo para você que necessita manter a glicemia sob controle. Talvez esta seja a época mais difícil para quem é diabético, pois nela o que menos faltam são guloseimas que enchem os olhos e aguçam o paladar.

Bufês fartos, repletos de sobremesas e alimentos ricos em gorduras e carboidratos podem acabar com qualquer plano alimentar de quem tem diabetes e precisa manter a glicemia o mais próximo possível do normal.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas infalíveis para que você possa aproveitar o embalo, ir controlando o seu diabetes nas festas de fim de ano e se divertir sem que haja o descontrole:

– Faça um lanche leve e saudável antes de ir à festa, ou então embrulhe um e leve com você ao local da ceia, pois geralmente ela costuma demorar, e para se evitar hipoglicemias, nada melhor do que preveni-las não ficando muito tempo sem comer nada.

– Monitore a sua glicemia antes de ir para a festa e antes da ceia, fazendo as devidas correções antes da refeição, a fim de que sua glicemia fique bem controlada.

– Sirva-se de pequenas porções e sente-se longe da comida. Aproveite para confraternizar e se divertir.

– Fique firme nas bebidas de baixa caloria e limite o consumo de álcool em um drinque por dia para as mulheres ou dois drinques por dia para homens.

– Lembre-se sempre de que é muito importante fazer uma boa hidratação, ingerindo água de maneira intercalada ao consumir drinks alcoólicos.

– Fique atento também aos sucos naturais. Um suco de laranja, por exemplo, pode concentrar mais carboidratos que uma unidade da fruta in natura.

– Evite ao máximo comer alimentos como frango com pele, tender coberto com mel ou glucose de milho, e acompanhamentos e molhos cremosos. Prefira os pratos mais simples e com a menor quantidade de carboidratos possível.

– Opte por pratos leves, feitos com vegetais (especialmente os frescos, que são mais saudáveis e preservam ainda mais os nutrientes).

– Ao invés de um pedaço de torta ou uma sobremesa, prefira as frutas frescas, que são deliciosas, contêm menos quantidade de carboidratos e são muito mais saudáveis.

– Ao invés de se concentrar apenas no que está sendo servido, faça da convivência com os seus  familiares e amigos o foco da sua celebração.

 

Fontes: 

– http://saude.ig.com.br/alimentacao/controlando-o-diabetes-nas-festas-de-fim-de-ano/n1597413962422.html

– http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10002399)

 

 

2 Comentários


  1. Hoje, ao verificar fiquei assustado – 247-
    Estou com oitenta anos, peso aprx/ 83kg.
    Faço uso de medicamentos, mas sinceramente vou trocar de médico.
    Quanto as instruções por ele recomendada levo a sério, lamentavelmente o resultado não está correspondendo.

    abraço fraterno

    Responder

    1. Olá Irani! Tudo bem? Aconselho você a pedir uma segunda opinião de um profissional endocrinologista, ou então conversar bem com o seu atual endócrino para ver se não há a necessidade de trocar algum medicamento, pois realmente o seu resultado está um pouco alterado, apesar de a glicemia oscilar de acordo com a nossa alimentação e atividades físicas. Um grande abraço!

      Responder

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