O Diabetes pode levar à deficiência de Vitaminas B1 e B12

Saiba como o diabetes pode levar à deficiência de Vitaminas B1 e B12, tão essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, e qual a melhor maneira de suprir a necessidade destes nutrientes.

 

Deficiência de Vitamina B1 (Tiamina)

A falta de vitamina B1 (tiamina) pode estar relacionada com certas complicações derivadas do diabetes, segundo um estudo da Universidade de Warwick, na Inglaterra, realizado em 2007. Segundo Matt Hunt, membro da organização Diabetes UK, aproximadamente 80% dos diabéticos morrem de complicações cardiovasculares, e o diabetes é também a causa principal de cegueira entre a população ativa britânica.

Pensando nisto, uma equipe de especialistas da universidade resolveu se aprfundar mais sobre as causas destas complicações e descobriu que os diabéticos excretam a vitamina B1 do corpo num ritmo 15 vezes superior ao das pessoas saudáveis, segundo o estudo, publicado na revista “Diabetologia”.

De acordo com os cientistas, a vitamina B1 ajuda a prevenir complicações do diabetes, como problemas de visão e algumas doenças cardiovasculares e renais.

Os especialistas dizem que devem ser usados suplementos vitamínicos para ajudar os diabéticos a manterem os níveis normais destas vitaminas, desta forma evitando possíveis complicações.

É a primeira vez que se detecta em pessoas diabéticas a falta da vitamina B1, presente na carne, no fermento e em cereais.

Até então, para se medir os níveis de vitamina B1 no corpo, era somente realizada uma análise da atividade de uma enzima presente no sangue chamada transcetolase.

Mas os pesquisadores britânicos descobriram que um aumento da atividade dessa enzima, associada normalmente a níveis elevados da tiamina, também está relacionado com a resposta do organismo à falta da vitamina B1.

A equipe de Warwick mediu os níveis de tiamina no plasma sanguíneo e descobriu que as concentrações da vitamina B1 eram 76% menores em pessoas com diabetes do tipo 1 e 75% menores em indivíduos afetados por diabetes do tipo 2.

A vitamina B1 protege as células contra os efeitos de níveis de glicose anormalmente elevados, e atualmente estão sendo realizados testes para verificar se é realmente possível se recuperar os níveis até o normal com o uso de uma suplementação de tiamina associada à dieta do diabético.

 

Deficiência de Vitamina B12

Apesar de não haver um consenso sobre o tratamento da deficiência da vitamina B12 em indivíduos diabéticos “assintomáticos” e que fazem uso de metformina, estudos mostram que alguns sintomas da deficiência desta vitamina são difíceis de diagnosticar e podem ser irreversíveis. Assim, deve-se levar em consideração que a suplementação de vitamina B12 é relativamente fácil, segura e eficaz, o que favorece o uso de suplementos para o tratamento precoce da deficiência desta vitamina.

A metformina é considerada um marco no tratamento do diabetes, sendo o medicamento mais prescrito para os indivíduos com diabetes tipo 2 com resistência à insulina. Entretanto, o tratamento em longo prazo com este medicamento aumenta o risco de deficiência de vitamina B12, resultando em uma elevação nas concentrações séricas de homocisteína, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente entre os indivíduos com diabetes tipo 2.

A deficiência de vitamina B12 é evitável, sendo assim, recomenda-se a realização de dosagens regulares da concentração sérica de vitamina B12 durante o tratamento prolongado com metformina.

Essas conclusões são de um estudo clínico randomizado, multicêntrico, placebo controlado, que avaliou a incidência de deficiência de vitamina B12 (<150 pmol/L), baixas concentrações de vitamina B12 (150-220 pmol/L) e concentrações de folato e homocisteína em 390 pacientes com diabetes tipo 2 e que faziam uso de metformina.

É importante levar em consideração que a baixa concentração sérica de vitamina B12 também pode resultar em outras complicações clínicas como a anemia macrocítica (perniciosa), gastrite atrófica (que é uma doença definitiva, e por isso necessita de reposição constante desta vitamina) e neuropatia (que apresenta melhoras com a suplementação).

Assim, a avaliação rotineira dos níveis de vitamina B12 durante o tratamento em longo prazo com metformina se faz necessária, para que sejam definidas as estratégias de prevenção e tratamento de deficiência desta vitamina. Recomenda-se também a reposição da vitamina B12 em diabéticos do tipo 2, devido ao alto percentual de excreção desta vitamina através da urina.

 

Fontes:

– de JagerJ, Kooy A, Lehert P, Wulffelé MG, van der Kolk J, Bets D, et al. Long term treatment with metformin in patients with type 2 diabetes and risk of vitamin B-12 deficiency: randomised placebo controlled trial. BMJ. 2010;340:c2181.

– Ting RZ, Szeto CC, Chan MH, Ma KK, Chow KM. Risk factors of vitamin B(12) deficiency in patients receiving metformin. Arch Intern Med. 2006;166(18):1975-9.

– Uol Notícias (http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/08/08/ult1766u23077.jhtm)

35 Comentários


  1. Adorei a reportagem. não sabia deste detalhe, foi muito bom p mim saber que é necessario a reposição desta vitamina. Meu filho de 10 anos é diabetico a 05 anos e eu nunca fiquei sabendo que há necessidade de se observar essas vitaminas, Quero saber de tudo que possa melhorar o tratamento desta doença e as novidades em relação ao tratamento dodiabetes tipo 1, me enviem por favor.. Obrigada.

    Responder

  2. Querida BIANCA BATISTON CORREA, adorei a reportagem , foi muito útil para mim, pois tenho deficiência destas vitaminas em meu organismo. Apesar de não ser diabética, mas já tenho intolerância a glicose, tenho problemas de ulceras estomacais e problemas renais: HEMATURIA. Mas na minha família quase todos são diabéticos. Adoro receber seus emails, leio tudo com muito cuidado e repasso para minha família. Só tenho que lhe agradecer por nos manter informados. Abraços.
    SONIA

    Responder

  3. Eu sou diabética tipo 2 tomo o glifage x r 500 mg e tomo diaramente um comp. de vitamina B 12 ,mesmo assim adorei a matéria.

    Responder

  4. Gostei muito eu não sabia q/ diabetico tem essa deficiÊNCIA DESTAs VITAMINA s
    pois sou diabetica e tomo metioformina já 8 anos então devo fazer a reposição destas vitaminas.

    Responder

  5. Obrigada pela dica Bianca, como sempre você nos ajudando, comecei a tomar metformina a 06 meses, e gostaria de saber quais suplementos posso usar. Abraço.

    Responder

    1. Oi Maria! Tudo bem? Eu lhe aconselho a conversar com o seu médico sobre esta questão da suplementação, pois existem no mercado diversas marcas, com dosagens diferentes, então ele poderá lhe receitar de acordo com as suas necessidades! Um grande abraço, e fico muito feliz que tenhas gostado! 🙂

      Responder

  6. Gostei muito dessa materia mas minha médica disse que não ia passar porque engorda.
    mesmo assim vou comprar um complexo B e vou começar a tomar!!!!!!!
    Obrigada:Betania

    Responder

  7. Obrigada pela informação,uso metformina há bastante tempo ,na próxima consulta vou falar com meu médico.

    Responder

  8. Ótima matéria. Sou diabético a 06 anos e faço uso de metformina neste período, a uns 10 dias estou sofrendo com um forte amortecimento no meu pé esquerdo, especificamente nas pontas dos dedos do pé esquerdo, também percebi em alguns dias o mesmo sintoma na perna esquerda, braço esquerdo e mão esquerda, corri para uma unidade de saúde da minha cidade (Bauru) e o médico recomentou reposição de vitamina B12 face provável déficite da mesma, ocasionando neuropatia. O médico recomentou 06 aplicações de B12 (ampola) em dias alternados para melhora estes sintomas.

    Responder

    1. Oi Danilo! Que bom que o nosso artigo ajudou a lhe esclarecer! É muito importante a reposição destas vitaminas, pois nós, diabéticos excretamos muito mais do que as pessoas que não têm diabetes. Um grande abraço!

      Responder

  9. Minha filha de 16 anos está tomando glifage e a urina está escura, será que existe alguma relação? Estou preocupada.

    Responder

    1. Oi Karla, tudo bem? Na verdade, eu não tenho conhecimento de que ele possa causar este efeito colateral, mas a metformina é contra-indicada para diabéticos com problemas renais. Portanto, eu aconselho você a conversar com o endócrino dela para que ele possa estudar o caso dela mais a fundo. Um grande abraço!

      Responder

  10. Gostei muito da matéria. Estou com diabetes há 15 anos e somente essa semana iniciei o tratamento de reposição de vitamina b. Minha taxa de glicose abaixou bastante em alguns momentos do dia e por isso procurei artigos que me auxiliassem na compreensão.

    Responder

  11. Obrigada por essas informações que foram importantes, meu neto de 4 anos está com DM1, e tem reclamado muito com dores na perna e pés, será então a falta de vitaminas? No momento ele não tem tomado nada….

    Responder

    1. Oi Edinelsa, tudo bem? Então, essas dores podem sim estar relacionadas à falta destas vitaminas. Seria importante conversar a respeito destes sintomas com o Endócrino dele, para saber se é necessária a reposição destas vitaminas. Um grande abraço!

      Responder

  12. Adorei as informações.
    Também tenho diabetes 2, medicada com metformina e tenho déficit vitamina B12. O médico prescreveu Citeneurin, só que tenho dúvidas se devo ou não usar porque na bula chama atenção: cuidado aos diabéticos. Até conversei com o médico ele disse que não há nada pra se preocupar.
    Me tire e compemente esta dúvida.
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Sueli, tudo bem? Com certeza não precisa se preocupar, pois a vitamina B12 não causa nenhum efeito indesejado, pelo contrário, ela é extremamente necessária para o bom funcionamento do nosso organismo e para prevenir as neuropatias em diabéticos. Esta questão do aviso na bula geralmente o laboratório coloca porque nos excipientes do medicamento geralmente é colocado amido. Mas, como a dosagem a ser administrada é baixa, não causa alterações significativas no controle glicêmico. Um grande abraço!

      Responder

  13. Oi comecei a tomar complexo B essa semana,sou diabetico a mais ou menos 10 anos.
    Fui me consultar e a médica me receitou ,disse que era pra me proteger.
    Li essa reportagem e gostei muito,fiquei mais animado pois uso metformina a bastante tempo .

    Responder

    1. Olá Cesar! Que bom, fico feliz em saber que o meu post ajudou a lhe tranquilizar com relação ao uso da metformina! Ela ainda é um dos melhores medicamentos indicados no tratamento da resistência à insulina. A suplementação com o complexo B é importantíssima para todos nós diabéticos, pois infelizmente excretamos estas vitaminas em maior quantidade do que pessoas sem diabetes. E quem faz uso de metformina deve utilizá-lo frequentemente como forma de proteção das células hepáticas, pois a metformina passa pelo metabolismo hepático, podendo, como a maioria dos medicamentos, causar danos ao fígado. Um grande abraço!

      Responder

  14. GOSTEI MUITO DA MATERIA A VITAMINA BI EU JÁ SABIA QUE BENÉFICA AO DIABETICO EU TOMO QUASE DIARIAMENTE , AGORA A VITAMINA B12 EU NAO SABIA QUE QUE A METIOFORMINA BAIXAVA OS NIVEIS DE VIT B12 ,,,, MUITO INTERESANTE UM ABRACO AVOCES

    Responder

    1. Olá Juscelino! Sim, com certeza, além de excretarmos as vitaminas do Complexo B em maior quantidade pela urina, a metformina acaba baixando ainda mais os níveis de B12. Por isso é importantíssima a suplementação de tempos em tempos. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  15. Adorei a matéria. Através dela, podemos observar que os médicos do SUS estão pouco se lichando p/ os diabéticos. Sou diabética a 4 anos e nenhum médico se quer tocou no assunto sobre a deficiência destas vitaminas no meu organismo.

    Responder

    1. Oi Maria, tudo bem? É, por isso a importância de se conversar com um médico especializado no assunto (endocrinologista), pois a grande maioria dos clínicos gerais não se atêm a estes pequenos detalhes, que muitas vezes fazem toda a diferença para que se obtenha sucesso absoluto no tratamento do diabetes. Um grande abraço! 🙂

      Responder

  16. amei sua explicação.pois acredito que já estava na hora de tomar b12,sou diabética tipo 2 e nunca tomei esta vitamina,um beijo e continue sempre ajudando o próximo.

    Responder

    1. Muito obrigada Jeusa! Que bom saber que lhe ajudei de alguma forma. Espero estar conseguindo tirar todas as suas dúvidas a respeito do diabetes! Um grande abraço 🙂

      Responder

    1. Oi Maísa! Não tem problema nenhum fazer uso de suplementos vitamínicos, desde que ela não tenha nenhum problema hepático ou renal, principalmente com relação à formação de cálculos. As vitaminas são altamente benéficas para o equilíbrio e bom funcionamento do nosso organismo, e ajudam a melhorar o sistema imunológico, nos deixando menos suscetiíveis às doenças. Um grande abraço!

      Responder

  17. Adorei a reportagem, sou diabetica a 10 anos sempre tomei metformina e agora tomo rglifage XR 500 e o Kombglise, minha endoclino nunca pediu para verificar estas vitaminas, e eu ja tenho algum tempo q estou reclamando de peso nas pernas da cintura para baixo, sem vontade de trabalhar, esquecendo demais, e outros problemas e medico nenhum me dava nenhum parecer, agora conversando com uma neurologista ela resolveu mandar fazer varios tipos de exame de sangue q nunca fiz e deu uma queda muito gde de B12, foi ai q descobriu meus problemas, e ja estou medicada,
    agora vou exigir da minha endocrino o acompanhamento destas vitaminas
    um grande abraço

    Responder

    1. Que bom Angelica, são pequenos detalhes nos quais os médicos às vezes não se atêm, mas que podem fazer toda a diferença para o nosso bem estar! Um grande abraço! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.