O que é a Gripe
A gripe é uma infecção viral altamente contagiosa, comum em épocas de final de outono, inverno e início de primavera. Diferentemente do resfriado, que na maioria das vezes se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza, que causa a gripe, se dissemina, principalmente, pelo ar.
Quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa. No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se reproduz e se dissemina para a garganta e para o restante das vias aéreas, incluindo os pulmões, causando os sintomas da gripe. Menos freqüentemente a gripe se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente em objetos ou na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, conseqüentemente se contamina.
Um dia antes da pessoa apresentar os sintomas ela já pode contagiar outras. Poderá contaminar por até 7 dias após o início dos sintomas – crianças até mais que isso.
Sintomas da Gripe
A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. São os principais sintomas:
– febre alta (acima de 39°C em 65% dos casos)
– dores musculares
– prostração (mal-estar, sensação de fraqueza)
Podendo vir acompanhados de:
– tosse
– dor de garganta
– dor de cabeça
– coriza, dentre outros.
Diagnóstico
A gripe A é uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir o vírus influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também freqüentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.
Gripe e Diabetes
A gripe, apesar de ser uma infecção do trato respiratório bastante comum, pode trazer complicações como a pneumonia, em indivíduos mais idosos e em pessoas com disfunções crônicas, como no caso do diabetes, tanto do tipo 1 como do tipo 2.
Por ter uma resposta imune diminuída, o diabético pode estar mais predisposto aos efeitos diretos e indiretos da gripe, incluindo infecção bacteriana secundária. A gripe e suas complicações podem desestabilizar ainda mais a saúde e o controle glicêmico principalmente daqueles pacientes cronicamente enfermos, que já apresentam complicações do diabetes, provocando a hospitalização por uma série de problemas que podem ser desenvolvidos. Desta forma, a vacinação de pacientes diabéticos contra a gripe reduz (e muito) a hospitalização e mortalidade dos mesmos.
A American Diabetes Association recomenda a vacinação anual contra “Influenza em todos os pacientes diabéticos a partir dos 6 meses de idade”. A vacina pneumocócica também deve ser tomada por adultos diabéticos pelo menos uma vez na vida. Uma revacinação é recomendável para aqueles indivíduos com mais de 64 anos previamente imunizados, quando a vacina foi feita há mais de 5 anos. Outras indicações para repetir a vacinação são quando o paciente tem síndrome nefrótica, doença renal crônica e outros estados de imunodepressão, como após algum transplante.
Como você pode evitar a gripe
Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de se evitar a gripe é ter bons hábitos de higiene. Aqui estão algumas dicas:
– lavar as mãos freqüentemente com água morna e sabão
– evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando
Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:
– ficando em casa até que esteja se sentindo melhor
– cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar
– lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado-as para cobrir a boca ao espirrar ou tossir
Lembre-se de que você pode espalhar a gripe por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, tenha cuidado mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.
Uso de Vitamina C
Link permanente
Excelente artigo.Obrigada pelas informações.Sabia da importância das vacinas, mas desconhecia sobre o excesso de vitamina C. Abços
Link permanente
Obrigada Ladimar! Que bom que você gostou! Um grande abraço!