Receita de Ambrosia Diet

A Ambrosia, ou “manjar dos deuses do Olimpo”, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que, se um mortal (a quem era vedado) a comesse,  ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.

Já o doce ambrosia que nós, reles mortais, conhecemos (rsrs) é uma sobremesa tradicional portuguesa (doce conventual) que surgiu no século XVI, devido à grande oferta de açúcar, especiarias e gemas que eram desperdiçadas nos mosteiros e conventos, que muitas vezes serviam como hospedarias para famílias nobres e reais, e estes comensais deveriam ser sempre servidos com o que houvesse de mais caro, nobre e requintado na época. O açúcar era um produto importado, caro e quase restrito às elites no mundo inteiro. E o ovo então, quem poderia se dar ao luxo de engomar roupas com as claras ao invés de comê-las? Apenas quem tivesse uma enorme disponibilidade deste produto a custo zero e não dependesse dele para saciar a sua fome! Por isso que a maioria dos doces portugueses leva ovos. Pudim de leite, pão de ló, arroz doce, AMBROSIA, suspiros, ovos nevados (farófias) e curnocópias são alguns outros exemplos das doces iguarias conventuais portuguesas.

A Ambrosia é também o mais antigo doce de Minas Gerais, e é igualmente muito popular no Rio Grande do Sul. Iguaria muito apreciada por todos,  é feita à base de ovos batidos cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. É considerado um doce de colher, ou doce de compoteira. A sua origem é discutível aqui em nosso Brasil, portanto segue a dúvida… Minas Gerais ou Rio Grande do Sul?!? Bom, enquanto nós tentamos desvendar este mistério, segue a versão diet do doce para que você possa saboreá-lo sem culpa!

Ingredientes:

– 1 1/2 xícara (chá) de água

– 1 3/4 xícara (chá) de adoçante sucralose granular

– 3 cravos-da-índia

– 1 canela em pau

– 3 ovos

– 3 gemas

– 500ml de leite semi-desnatado

– 1 colher (sopa) de suco de limão (para talhar)

Modo de Preparo:

Numa tigela, junte os ovos inteiros, as gemas, o leite, o suco de limão e misture bem. Passe a preparação por uma peneira. Numa panela alta, junte a água, o adoçante sucralose granular, os cravos e a canela.

Leve ao fogo e mexa até que o adoçante dissolva por completo. Deixe ferver por 5 minutos. Acrescente a mistura de ovos na canela.

Cozinhe em fogo alto, mexendo de vez em quando e deixando formar grumos.

Abaixe o fogo, cozinhe por mais 30 minutos e mexa de vez em quando até adquirir uma cor mais dourada.

DICA: Sirva em taças individuais e decore com cravos-da-índia e com pedacinhos de canela em pau.

Rendimento: 8 porções

Informação Nutricional (por porção):

Calorias: 117 Kcal

Carboidratos: 9g

Proteínas: 6g

Lipídios: 6g

 

Fonte: 

– http://www.portalbrasil.net/europa_portugal

2 Comentários


  1. Qual o nome comercial do produto que contém sucralose granular? Aqui em Rio Claro, só encontrei o LOWÇUCAR BLENDA que é líquido.

    Responder

    1. Oi Ubiratan! Tudo bem?
      Existem vários: O Blenda (Lowçucar), o Linea Sucralose, o União Sucralose, o Fit Sucralose (da Stevita), o Zero Cal Sucralose… Mas acho que para culinária o Linea rende mais, porque existe pacote com 400g, e 1 colher de sopa dele equivale a 1 colher de sopa de açúcar. Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.