Prática de atividades físicas por pessoas com diabetes: algumas recomendações importantes

A prática de atividades físicas é muito importante para pessoas com diabetes. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a absorção da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e também baixam a dosagem de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda muito no controle de peso, pois acelera o metabolismo, melhorando o humor e aumentando a disposição.

Os exercícios físicos são uma ótima maneira de se prevenir doenças cardiovasculares, pois eles ajudam a controlar a hipertensão arterial e o colesterol. Sabe-se que os exercícios físicos são muito benéficos em pacientes com diabetes do tipo 2, mas existem poucas informações sobre o beneficio do exercício físico em pacientes com diabetes do tipo 1. Mas os estudos já realizados sugerem que as pessoas com diabetes tipo 1 que se exercitam regularmente, tendem a ter menos complicações vasculares, neuropatias ou nefropatias.

É aconselhável que os diabéticos realizem uma avaliação médica completa antes de iniciar alguma prática de atividade física.

Os diabéticos que já desenvolveram a neuropatia devem ter alguns cuidados ao realizar algum  exercício. Eles podem experimentar problemas durante as mudanças na intensidade do exercício. Assim, os diabéticos são aconselhados a mudar a intensidade do exercício de forma gradativa. Deve-se realizar constantemente a avaliação dos pés quanto a feridas, pois elas podem se complicar em pacientes com diabetes.

As doses de insulina devem ser reajustadas. Isso porque o exercício físico aumenta a sensibilidade das células à insulina e acelera o metabolismo, assim a pessoa precisará de uma menor quantidade de insulina para se obter os mesmos efeitos. Normalmente esta redução varia cerca de 30 a 50% nas doses subcutâneas de insulina, o que depende do tipo de exercício a ser praticado.

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Por isso, antes de realizar exercícios físicos, os diabéticos devem seguir algumas orientações:

· Escolha de um tipo de exercício que não entre em conflito com as complicações do diabetes (ex. exercício de braço ou natação para pacientes com ulcerações freqüentes no pé).

· Medir a glicose sanguínea antes, durante e depois da atividade física é de extrema importância para se evitar as hipoglicemias indesejadas.

· Ingerir carboidrato extra quando for realizar um exercício não planejado (de 20 a 30 mg para cada 30 minutos de exercícios).

· Ter sempre a mão, durante o exercício, carboidratos facilmente absorvíveis (sachets de glicose instantânea são muito indicados, pois são rapidamente absorvíveis pela mucosa bucal)

· Ter sempre um plano de exercício.

· Realizar o aquecimento adequado.

· Nunca terminar o exercício de forma abrupta.

· Deve-se realizar sempre uma hidratação adequada, principalmente no verão, pois perde-se muito líquido pelo suor, e com ele, muitos eletrólitos.

· Se possível, realize os exercícios com um companheiro informado de sua situação.

· Usar um tênis adequado, macio e confortável, que não produza nenhum tipo de atrito e que absorva os impactos.

· Inspecionar sempre o tênis quanto à presença de corpos estranhos antes de calçá-lo.

Todos os esportes são recomendáveis para as pessoas com diabetes, com exceção dos que tenham complicações como a retinopatia, nefropatia, neuropatia ou com problemas de equilíbrio. Os exercícios mais aconselhados são os esportes aeróbicos com intensidade moderada, como a natação, o ciclismo a caminhada e alguns esportes de equipe.

Alguns esportes como alpinismo, mergulho, ou surf, não são proibidos, mas são menos recomendados, pois expõem o diabético a maiores riscos no caso de hipoglicemia, perda de equilíbrio, traumatismo dos pés ou retinopatia.

As atividades anaeróbicas de grande intensidade e curta duração, como uma corrida de curta distância, onde o desgaste físico é muito grande, não são recomendadas, pois não levam à perda de peso, não melhoram o condicionamento físico e nem controlam os níveis de glicose do sangue. E por isso devem ser evitadas no caso de diabetes.

O ideal é que a atividade seja realizada regularmente, três vezes por semana ou mais, com uma duração de pelo menos 45 minutos.

 

4 Comentários


  1. Gosto muito deste Blog,traz informações preciosas sobre Diabetes e isso me ajuda muito,obrigada!

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  2. Gosto muito deste Blog pois sempre tem informações importante pra nós:Diabéticos..

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