A batata Yacon é um tubérculo, originária dos Andes, tem uma consistência macia e crocante, além de um gosto adocicado, parecido com uma fruta bastante conhecida e querida por grande parte da população (pêra), e sua aparência lembra a da batata doce.
Diferente de outros tubérculos, ela tem poucas calorias e tem Índice Glicêmico baixo, apresenta baixas quantidades de proteína e lipídeo, mas é rica em potássio. Tem inulina na composição, o que favorece o equilíbrio glicêmico, e garante tantas outras qualidades.
A batata yacon apresenta fibras alimentares solúveis e prebióticos, ou seja, é um alimento de baixa digestibilidade e assim sendo estimula o crescimento e atividade das bactérias intestinais (benéficas para nossa saúde).
Suas propriedades benéficas são inúmeras, dentre elas: diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, prevenção e tratamento de diarréia, aumento do bolo fecal no intestino delgado e equilibrio do pH intestinal, favorecendo a absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras, e previne também a hipertensão arterial.
Estudos têm demonstrado que após o consumo diário dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacon é composta principalmente por inulina (ja citada anteriormente). Esta substância realmente diminui os níveis glicêmicos em diabéticos e pre-diabéticos. Tanto a batata quanto as folhas têm efeito hipoglicemiante, por serem ricas em fibras, e pelo mesmo motivo, aumenta a saciedade (auxiliando na perda de peso), e equilibra os níveis de colesterol.
No entanto o consumo da folha deve ser evitado, pois estudos científicos dizem que estas contem substancias toxicas, e a quantidade adequada a ser consumida ainda não foi definida. Então, melhor consumirmos a batata mesmo, certo?
Esta batata deve ser consumida crua, como fruta. Mas pode ser feito suco, acrescentada em gelatinas, chá, e até mesmo preparações salgadas como na maionese, junto com outros legumes, acrescentada no arroz, bolinhos de carne, etc.
A quantidade vai depender do tamanho e espessura da batata, mas em geral, 2 fatias medias por dia, são suficientes. Aconselha-se não consumir mais de meia unidade, pois pode abaixar muito a glicemia (causando hipoglicemia em portadores de diabetes).
Segue abaixo uma receitinha deliciosa, escolhida com muito carinho! Eu adoro!
Experimentem e me digam o que acharam, ok?!
Suco com Yacon
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de melão
- 1 batata yacon
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 1 xícara (chá) de água de coco
Modo de preparo: Higienize a batata yacon, o melão e as folhas de hortelã. Corte em pequenos pedaços, e bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar. Sirva gelado!
Bjo doce da nutri!!!
Link permanente