O cuidado com o peso corporal e sua influência no controle do diabetes

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal! Há algum tempo que não posto nada no blog, não é mesmo? Pois bem, como agora é verão aqui no Brasil e todo mundo está nesta onda de se cuidar para não fazer feio nas praias, então resolvi hoje falar sobre a influência do cuidado com o peso corporal no bom controle do diabetes.

Sabe-se que o número de pessoas obesas e com sobrepeso vem crescendo assustadoramente em todo o mundo, em vista da alimentação errada por conta dos fast-foods e da industrialização dos alimentos, com o objetivo de se obter uma maior praticidade no dia-a-dia de quem leva uma vida agitada.

É sabido também que o excesso de peso atrapalha (e muito!) a ação da insulina, consequentemente aumentando a chance de se desenvolver doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças cardíacas. Isso sem contar nos outros problemas que aparecem como consequência, como inchaço, varizes, dores nas articulações, falta de energia para realizar as tarefas do dia-a-dia, dislipidemia, e por aí a fora…

No caso de quem já tem dabetes, como eu e você, amigo docinho, isso acaba se tornando um ciclo vicioso! Quanto mais se come, maior se torna o peso, mais descontrolada a diabetes fica, mais insulina a pessoa tem que tomar para dar conta do recado, o que faz aumentar ainda mais a fome, que faz a pessoa comer ainda mais, e aumentar o peso cada vez mais, o que deixa a pessoa ainda mais sedentária, o que diminui a auto-estima, que faz escapar todas as roupas, o que acaba aumentando ainda mais a ansiedade, que gera ainda mais fome, que faz a pessoa comer ainda mais por compulsão, consequentemente engordando mais, e ainda por cima para afogar as mágoas a pesoa vai lá e come mais um pouquinho…. (cheeeega, senão vai explodir! kkkkkk!) , e consequentemente, maiores são as chances de aparecerem complicações do diabetes…. é aí que mora o perigo!

Dados da Federação Internacional de Diabetes apontam que mais de 80% da população com diabetes encontra-se com sobrepeso. Caracoles, isso é muita coisa, já pararam para pensar? Paremos para analisar: isso quer dizer que 80% de todos os diabéticos do mundo não se alimentam adequadamente e não gastam  a energia dos alimentos que comem! Ou seja, 80% dos diabéticos do mundo acabam mais cedo ou mais tarde tendo alguma complicação em decorrência do mau controle.

Eu hein, sai prá lá excesso de peso! Kkkk… O negócio então é a gente se alimentar de maneira saudável e se movimentar bastante para gastar as energias, assim evitamos o excesso de gordurinhas que se depositam em nossos “corpitchos”, ficamos mais saudáveis, mais bonitos, o que aumenta ainda mais a nossa auto-estima, o que nos faz querermos nos cuidar cada vez mais, e nos deixa com a diabetes bem controladinha, o que não gera nenhuma complicação! 🙂

Eu é que não quero fazer parte dessa triste estatística! E você, vai também se conscientizar antes que seja tarde demais ou vai deixar a coisa chegar num ponto em que não tem mais volta?

Um grande abraço, e até o próximo post! 🙂

 

6 Comentários


  1. LIIIIIIIINDAA! amei o post! super-arrasou! principalmente na parte do “para se não vai explodir” hahahahahah” amei,amei!

    Responder

    1. Caro Ronaldo,
      Somos muito agradecidos pelo carinho

      Permita-me repetir a indicação dos dois itens a seguir, que pode(m) ser adquirido(s) por por sua livre opção, quais sejam:

      a) E-book para análises e cuidados com glicemia:
      http://acesso.diabeticosaudavel.com.br/

      b) E-book de receitas indicadas para diabéticos:
      http://acesso.diabeticosaudavel.com.br/diabetico-pode-comer/

      Gratos pelo contato e estaremos sempre à sua disposição;
      Abraços, Davi

      Responder

  2. bom dia…
    estou com peso que se encaixa na categoria de obessidade morbida. iniciei uma reeducaçao alimentar e gostaria saber se é verdade ou mito isso que se uma pessoa perder uns 30 kg pode deixar de ser diabetico (tipo 2, claro)..

    muito obrigado e parabens pelos conteudos.

    Responder

    1. Caro Cesar, somos agradecidos pelo teu contato;

      No teu caso, considere como VERDADEIRO, pois, o diabetes tipo 2 tem como causa principal o aumento da gordura visceral (abdominal), cujo acúmulo de gordura gera um processo inflamatório que aumenta a resistência à ação da insulina nas células do corpo, fazendo com que o pâncreas necessite produzir cada vez mais insulina para vencer essa resistência, o que gera um processo lento de morte das células beta do pâncreas.
      • A melhor maneira de prevenir o diabetes tipo 2, é manter hábitos de vida saudáveis e manter um peso adequado, impedindo o acúmulo da gordura no abdome.
      • Quando existe histórico de diabetes tipo 2 na família este cuidado deve ser maior, pois as chances de ser diagnosticado com a doença aumentam.
      • Existem também os pré-diabéticos, que são aqueles que possuem os níveis de glicose no sangue elevados, porém em níveis inferiores aos portadores de diabetes do tipo 2.
      • As glicemias acima de 100 mg/dL e, quando medida após a alimentação de 2 horas registrar entre 140 e 199 mg/dL fazem o diagnóstico de pré-diabetes.
      • Além de orientação nutricional e a prática de atividades físicas, pode-se iniciar medicação para impedir a piora da hiperglicemia, através de uma avaliação por endocrinologista que assiste o paciente.

      Enfim, Cesar, sugiro que continues com esse mesmo nível de atenção demonstrado, e muito provavelmente a diabetes poderá ceder;

      Como contribuição aos cuidados, controles e cardápios; permita-me repetir a indicação de dois itens a seguir, que pode(m) ser adquirido(s) por por sua livre opção, quais sejam:

      a) E-book para análises e cuidados com glicemia:
      http://acesso.diabeticosaudavel.com.br/

      b) E-book de receitas indicadas para diabéticos:
      http://acesso.diabeticosaudavel.com.br/diabetico-pode-comer/

      Gratos pelo contato e saiba que estaremos sempre à sua disposição;
      Abraços, Davi.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *