Tempo de leitura: menos de 1 minuto
As ceias de Natal e de Ano Novo são um verdadeiro perigo para você que necessita manter a glicemia sob controle. Talvez esta seja a época mais difícil para quem é diabético, pois nela o que menos faltam são guloseimas que enchem os olhos e aguçam o paladar.
Bufês fartos, repletos de sobremesas e alimentos ricos em gorduras e carboidratos podem acabar com qualquer plano alimentar de quem tem diabetes e precisa manter a glicemia o mais próximo possível do normal.
Por isso, reunimos aqui algumas dicas infalíveis para que você possa aproveitar o embalo, ir controlando o seu diabetes nas festas de fim de ano e se divertir sem que haja o descontrole:
– Faça um lanche leve e saudável antes de ir à festa, ou então embrulhe um e leve com você ao local da ceia, pois geralmente ela costuma demorar, e para se evitar hipoglicemias, nada melhor do que preveni-las não ficando muito tempo sem comer nada.
– Monitore a sua glicemia antes de ir para a festa e antes da ceia, fazendo as devidas correções antes da refeição, a fim de que sua glicemia fique bem controlada.
– Sirva-se de pequenas porções e sente-se longe da comida. Aproveite para confraternizar e se divertir.
– Fique firme nas bebidas de baixa caloria e limite o consumo de álcool em um drinque por dia para as mulheres ou dois drinques por dia para homens.
– Lembre-se sempre de que é muito importante fazer uma boa hidratação, ingerindo água de maneira intercalada ao consumir drinks alcoólicos.
– Fique atento também aos sucos naturais. Um suco de laranja, por exemplo, pode concentrar mais carboidratos que uma unidade da fruta in natura.
– Evite ao máximo comer alimentos como frango com pele, tender coberto com mel ou glucose de milho, e acompanhamentos e molhos cremosos. Prefira os pratos mais simples e com a menor quantidade de carboidratos possível.
– Opte por pratos leves, feitos com vegetais (especialmente os frescos, que são mais saudáveis e preservam ainda mais os nutrientes).
– Ao invés de um pedaço de torta ou uma sobremesa, prefira as frutas frescas, que são deliciosas, contêm menos quantidade de carboidratos e são muito mais saudáveis.
– Ao invés de se concentrar apenas no que está sendo servido, faça da convivência com os seus familiares e amigos o foco da sua celebração.
Fontes:
– http://saude.ig.com.br/alimentacao/controlando-o-diabetes-nas-festas-de-fim-de-ano/n1597413962422.html
– http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10002399)
Link permanente
Hoje, ao verificar fiquei assustado – 247-
Estou com oitenta anos, peso aprx/ 83kg.
Faço uso de medicamentos, mas sinceramente vou trocar de médico.
Quanto as instruções por ele recomendada levo a sério, lamentavelmente o resultado não está correspondendo.
abraço fraterno
Link permanente
Olá Irani! Tudo bem? Aconselho você a pedir uma segunda opinião de um profissional endocrinologista, ou então conversar bem com o seu atual endócrino para ver se não há a necessidade de trocar algum medicamento, pois realmente o seu resultado está um pouco alterado, apesar de a glicemia oscilar de acordo com a nossa alimentação e atividades físicas. Um grande abraço!